Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sotiles, Anne Raquel | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:41:21Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:41:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-13 | |
dc.identifier.citation | SOTILES, Anne Raquel. Análise e readequação de protocolos experimentais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14861 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze and test practical classes currently held in the first year of high school at a school in southwestern Paraná, seeking cost-effective when reduced expenditures of reagents but, above all, the decrease waste formed in these practical classes. In the case of an educational institution, it must turn to the awareness of students about the environmental impacts caused by excess waste, guided by the concepts of Green Chemistry and Environmental Chemistry and sustainability in order to decrease time, energy and necessary for the treatment of waste materials. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos perigosos | pt_BR |
dc.subject | Chemistry (High School) | pt_BR |
dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
dc.subject | Hazardous wastes | pt_BR |
dc.title | Análise e readequação de protocolos experimentais na disciplina de química no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo a análise e teste de aulas práticas atualmente realizadas no primeiro ano do ensino médio de uma escola do sudoeste do Paraná, visando o custo-benefício quando da diminuição do gasto de reagentes, mas, acima de tudo, a diminuição dos resíduos formados nessas aulas práticas. Em se tratando de uma instituição de ensino, esta deve voltar-se para a conscientização de seus alunos quanto aos impactos ambientais causados pelo excesso de resíduos, norteados pelos conceitos de Química Verde e Química Ambiental e da sustentabilidade, tendo em vista a diminuição de tempo, energia e materiais necessários para o tratamento de resíduos. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Vanderlei Aparecido de | |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Larissa Macedo dos | |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAQUI_2014_1_01.pdf | 779,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.