Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14858
Título: | Aplicação de metodologias alternativas visando o melhoramento no ensino da química |
Autor(es): | Ferri, Marcelo José Saggin, Renato |
Orientador(es): | Zorel Junior, Henrique Emilio |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Educação - Métodos experimentais Chemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Education - Experimental methods |
Data do documento: | 20-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FERRI, Marcelo José; SAGGIN, Renato. Aplicação de metodologias alternativas visando o melhoramento no ensino da química. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica das metodologias de ensino utilizadas no ensino médio, com foco no aprendizado dos alunos na disciplina de Química visando o melhor aproveitamento do ensino-aprendizagem. Apresenta conceitos relacionados às formas de ensino, bem como as suas vantagens e desvantagens, ao ser utilizado separadamente. Discute a possibilidade de se utilizar tais metodologias em conjunto com o intuito de aproveitar o melhor de cada método. Complementado por uma pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de aplicação de questionários, se houve melhorias em relação à assimilação do conhecimento por parte dos alunos. |
Abstract: | This research presents a theoretical approach to teaching methodologies used in secondary education, focusing on student learning in the discipline of chemistry aimed at better utilization of teaching and learning. Presents concepts related to forms of education as well as their advantages and disadvantages, when used separately. Discusses the possibility of using such methodologies together in order to enjoy the best of each method. Complemented by field research, the study found, through questionnaires, if there were improvements in relation to the assimilation of knowledge by students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14858 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2013_2_05.pdf | 462,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.