Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nakamura, Jenifer Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-19 | - |
dc.identifier.citation | NAKAMURA, Jenifer Barbosa. Elaboração de material didático sugestivo para as aulas práticas na disciplina de inorgânica I. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14857 | - |
dc.description.abstract | This work aims to prepare a handout for the course suggestive of Inorganic Chemistry I, supporting teachers and students during practical classes. The structure of this material was developed by starting with yourself first stage of data collection, through research and organization of existing, available in books, internet and handouts experimental scripts. These practices were selected according to pre-established criteria before starting the research, adopting a methodology that could fit the limitations of the chemical laboratories of the institution (reagents, glassware, equipment, duration of practice and waste generated) , and also with Menu contents belonging to the discipline and, where possible was attached a proposed methodology for waste treatment. Practices have not been tested, only made the analysis of each material disposed on your script with the Institution UTFPR - campus Pato Branco had. The book featured an introduction to laboratory practice, safety standards and roadmaps. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Química inorgânica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educação - Métodos experimentais | pt_BR |
dc.subject | Chemistry, Inorganic - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Education - Experimental methods | pt_BR |
dc.title | Elaboração de material didático sugestivo para as aulas práticas na disciplina de inorgânica I | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo a preparação de uma apostila sugestiva para a disciplina de Química Inorgânica I, servindo de apoio a professores e estudantes durante as aulas práticas. A estrutura desse material foi desenvolvidase iniciando primeiramente com a etapa de coleta de dados, por meio de pesquisa e organização de roteiros experimentais já existentes, disponíveis em livros, internet e apostilas. Essas práticas foram selecionadas seguindo os critérios pré-estabelecidos antes de se iniciar a pesquisa, adotando uma metodologia que pudesse se enquadrar as limitações dos laboratórios de química da instituição (reagentes, vidrarias, equipamento, duração da prática e resíduos gerados), e também com os conteúdos pertencentes a Ementa da disciplina e, quando possível foi anexada uma proposta de metodologia de tratamento de resíduos. As práticas não foram testadas, somente fez-se a análise de cada material disposto em seu roteiro com que a Instituição UTFPR – campus Pato Branco possuía.A apostila contou com uma introdução sobre a prática em laboratório, normas de segurança e os roteiros. | pt_BR |
dc.description.embargo | 5000 | - |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferri, Elídia Aparecida Vetter | - |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2013_2_04.pdf Disponível a partir de 4999-12-31 | 741,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.