Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14853
Título: | Desenvolvimento de um software educacional e sua aplicação no ensino de química |
Autor(es): | Lopes, Aline Chitto Buratto, Ana Paula |
Orientador(es): | Silva, Edilson Ferreira da |
Palavras-chave: | Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino Computer-assisted instruction Educational technology Chemistry (High school) Chemistry - Study and teaching |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | LOPES, Aline Chitto; BURATTO, Ana Paula. Desenvolvimento de um software educacional e sua aplicação no ensino de química. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011. |
Resumo: | Nessa nova era da informação, muitas mudanças são geradas com o avanço da tecnologia, entretanto essas mudanças ocorrem a partir do momento em que algumas tecnologias começam a ser utilizadas e entendidas como aliadas na busca desse novo paradigma educacional. A utilização das ferramentas tecnológicas especificamente no ensino deve levar em consideração tanto os aspectos didáticos e os meios que favorecem o aprendizado, como a expectativa do conteúdo a ser ensinado. Neste sentido, foi observada a necessidade de um software de apoio às aulas de Química onde são apresentados conteúdos referentes ao assunto aplicado em sala de aula. Neste trabalho, desenvolveu-se um modelo de software educacional capaz de estimular o ensino-aprendizagem de química, possibilitando ao aluno uma forma mais atrativa de adquirir o conhecimento, através de uma nova forma de exposição do conteúdo diferente da maneira tradicional. Este recurso didático pode ser utilizado para potencializar o processo de aprendizagem no ensino de química, oferecendo além do conhecimento, uma melhor interação entre aluno-tecnologia-professor, dirigido ao público alvo do Ensino Médio. A partir da análise dos resultados, conclui-se que este software se apresenta como uma ferramenta eficaz no auxilio do processo de ensino-aprendizagem, sendo um meio de transmissão de conteúdos e também possibilitando a avaliação do conteúdo aplicado em sala de aula. Este recurso permite ao professor acompanhar a evolução de cada aluno ou grupos de alunos e identificando conceitos ou conteúdos nos quais os alunos apresentam maiores dificuldades. |
Abstract: | In this new information age, many changes are generated with the advancement of technology, but these changes occur from the time when some technologies are beginning to be understood and used as allies in the pursuit of this new educational paradigm. The use of technological tools in teaching should specifically take into account both the educational aspects and ways that promote learning, as the expectation of the content being taught. In this context, we observed the need for software to support chemistry classes where content is presented on the topic used in the classroom. In this work, we developed a model of educational software capable of stimulating teaching and learning of chemistry, allowing the student a more attractive way to acquire knowledge through a new form of exposure of different content in the traditional way, with this feature teaching can be used to enhance the learning process in teaching chemistry, offering in addition to knowledge, a better interaction between student-teacher-technology, directed to the target audience of high school. From the analysis of the results, we conclude that software presents itself as an effective tool in aid of the teaching-learning process, as a means of content delivery and also allowing the evaluation of the content used in the classroom allowing the teacher follow the progress of each student or groups of students and identifying concepts or content in which students present the greatest difficulties. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14853 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2011_2_01.pdf | 805,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.