Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Aline Chitto
dc.creatorBuratto, Ana Paula
dc.date.accessioned2020-11-18T14:41:07Z-
dc.date.available2020-11-18T14:41:07Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationLOPES, Aline Chitto; BURATTO, Ana Paula. Desenvolvimento de um software educacional e sua aplicação no ensino de química. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14853-
dc.description.abstractIn this new information age, many changes are generated with the advancement of technology, but these changes occur from the time when some technologies are beginning to be understood and used as allies in the pursuit of this new educational paradigm. The use of technological tools in teaching should specifically take into account both the educational aspects and ways that promote learning, as the expectation of the content being taught. In this context, we observed the need for software to support chemistry classes where content is presented on the topic used in the classroom. In this work, we developed a model of educational software capable of stimulating teaching and learning of chemistry, allowing the student a more attractive way to acquire knowledge through a new form of exposure of different content in the traditional way, with this feature teaching can be used to enhance the learning process in teaching chemistry, offering in addition to knowledge, a better interaction between student-teacher-technology, directed to the target audience of high school. From the analysis of the results, we conclude that software presents itself as an effective tool in aid of the teaching-learning process, as a means of content delivery and also allowing the evaluation of the content used in the classroom allowing the teacher follow the progress of each student or groups of students and identifying concepts or content in which students present the greatest difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectChemistry (High school)pt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um software educacional e sua aplicação no ensino de químicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNessa nova era da informação, muitas mudanças são geradas com o avanço da tecnologia, entretanto essas mudanças ocorrem a partir do momento em que algumas tecnologias começam a ser utilizadas e entendidas como aliadas na busca desse novo paradigma educacional. A utilização das ferramentas tecnológicas especificamente no ensino deve levar em consideração tanto os aspectos didáticos e os meios que favorecem o aprendizado, como a expectativa do conteúdo a ser ensinado. Neste sentido, foi observada a necessidade de um software de apoio às aulas de Química onde são apresentados conteúdos referentes ao assunto aplicado em sala de aula. Neste trabalho, desenvolveu-se um modelo de software educacional capaz de estimular o ensino-aprendizagem de química, possibilitando ao aluno uma forma mais atrativa de adquirir o conhecimento, através de uma nova forma de exposição do conteúdo diferente da maneira tradicional. Este recurso didático pode ser utilizado para potencializar o processo de aprendizagem no ensino de química, oferecendo além do conhecimento, uma melhor interação entre aluno-tecnologia-professor, dirigido ao público alvo do Ensino Médio. A partir da análise dos resultados, conclui-se que este software se apresenta como uma ferramenta eficaz no auxilio do processo de ensino-aprendizagem, sendo um meio de transmissão de conteúdos e também possibilitando a avaliação do conteúdo aplicado em sala de aula. Este recurso permite ao professor acompanhar a evolução de cada aluno ou grupos de alunos e identificando conceitos ou conteúdos nos quais os alunos apresentam maiores dificuldades.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Edilson Ferreira da
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_2_01.pdf805,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.