Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValente, Janaina Scopel
dc.date.accessioned2020-11-18T14:41:02Z-
dc.date.available2020-11-18T14:41:02Z-
dc.date.issued2013-09-19
dc.identifier.citationVALENTE, Janaina Scopel. Efeitos na aprendizagem: um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médio. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14850-
dc.description.abstractThe present work aimed to propose a methodology to assist teachers in teaching chemistry of atomic models. In this, students confected the atomic models of Thompson, Rutherford and Rutherford-Bohr in macro-scale with easy handling and low cost materials. The proposed methodology was well accepted by the teacher in charge as well as by schools and students. In the confrontation of traditional and constructive method, it was observed that the construction method showed a very significant improvement in the absorption of content by students as well as the promotion of improved self-esteem of the same. The results of the present study have to contribute to the teachers in the proposal of a new teaching method in which there is an improvement in learning and student interaction to build the lessons and knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEducation - Experimental methodspt_BR
dc.subjectAtoms - Modelspt_BR
dc.titleEfeitos na aprendizagem – um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo propor uma metodologia auxiliar ao docente de química no ensino dos modelos atômicos. Neste, os alunos confeccionaram os modelos atômicos de Thompson, Rutherford e Rutherford-Bohr em macro escala com materiais de fácil manuseio e baixo custo. A metodologia proposta foi bem aceita pela docente responsável pela disciplina, bem como pela escola e pelos alunos. Na confrontação dos métodos tradicional e construtivista, observou-se que o método construtivista apresentou uma melhora significativa na assimilação do conteúdo pelos alunos, bem como, a promoção da melhora da autoestima dos mesmos. Os resultados do presente trabalho contribuem com os docentes na proposta de um novo método de ensino em que ocorra a melhora da aprendizagem e a interação dos alunos para a construção das aulas e do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Oldoni, Tatiane Luiza Cadorin
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_09.pdf900,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.