Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14847
Título: | Manual de práticas alternativas para o ensino da química |
Autor(es): | Cesca, Elizangela Cavazzini |
Orientador(es): | Pereira, Edimir Andrade |
Palavras-chave: | Química - Manuais de laboratório Ensino - Meios auxiliares Química - Prática de ensino Chemistry - Laboratory manuals Teaching - Aids and devices Chemistry - Student teaching |
Data do documento: | 13-Set-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CESCA, Elizangela Cavazzini. Manual de práticas alternativas para o ensino da química. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho consistiu em auxiliar na estruturação de um manual de práticas de química com materiais alternativos, onde são contemplados conteúdos em roteiros de aulas práticas para os três anos do ensino médio, que tem por objetivo auxiliar o professor na realização de aulas experimentais, e os estudantes na aproximação da química com acontecimentos do seu dia a dia. O trabalho consistiu em padronizar roteiros de aulas práticas elaboradas pelos alunos do projeto Pibid Química, de Pato Branco, dentro de uma formatação padrão determinada pelo coordenador do projeto, para o manual de práticas, e quando necessárias foram realizadas adaptações e complementações. O manual de práticas possui vinte e um roteiros, com práticas simples e rápidas, priorizando a utilização de materiais alternativos, e ou de fácil acesso, que podem ser realizadas algumas em sala de aula e outras em laboratório dependendo da complexidade e equipamentos necessários para a execução. O manual ainda contempla exercícios sugeridos e elaborados com a finalidade de intensificar o aprendizado, com as respostas no final do manual. As práticas foram testadas pelos pibidianos, a fim de certificar-se que as mesmas dariam certo. Ao final do trabalho discutiu-se a importância de aulas experimentais no ensino da química, que contextualizam o conhecimento adquirido das aulas teóricas. |
Abstract: | This work consisted of assisting in the structuring of a manual of practical chemistry with alternative materials, which are included in content scripts classes for the three years of high school, which aims to assist teachers in conducting experimental classes, and students in chemistry approach to events in their daily lives. The work consisted in standardizing scripts classes developed by students of the project Pibid Chemistry, Pato Branco, in a standard format determined by the project coordinator for the operating practices, and when necessary adaptations and additions were made. The practices manual has twenty-one scripts with simple practical and quick, prioritizing the use of alternative materials and or easily accessible, which can be performed in some other classroom and in the laboratory depending on the complexity and equipment required for execution. The manual also includes suggested exercises and developed in order to enhance learning, with answers at the end of the manual. Practices were tested by pibidianos in order to make sure that they would work. At the end of the paper discussed the importance of experimental classes in the teaching of chemistry, which contextualize the knowledge gained from lectures. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14847 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2013_1_04.pdf | 705,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.