Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14844
Título: | Abordagem de questões ambientais com alunos do ensino médio a partir do desenvolvimento de um projeto temático |
Autor(es): | Dalla Vecchia, Paula Zanotto, Caroline |
Orientador(es): | Santos, Larissa Macedo dos |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino - Meios auxiliares Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Environmental education Teaching - Aids and devices Chemistry (High School) - Study and teaching |
Data do documento: | 5-Out-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DALLA VECCHIA, Paula; ZANOTTO, Caroline. Abordagem de questões ambientais com alunos do ensino médio a partir do desenvolvimento de um projeto temático. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. |
Resumo: | Atualmente vivemos em um modelo de desenvolvimento onde é questão secundária a preocupação com a preservação dos recursos naturais e com a capacidade de absorção pela natureza do impacto produzido pelas atividades humanas. É necessária a mudança na forma que as pessoas se relacionam com o ambiente, é clara a necessidade de repensar as formas de consumo já que o planeta dá evidentes sinais de cansaço e esgotamento de algumas fontes. Este trabalho teve como objetivo abordar conceitos ambientais por meio do desenvolvimento de um projeto temático a alunos do ensino médio, envolvendo e relacionando a química. Buscou-se trabalhar com a interdisciplinaridade, uma vez que envolve conteúdos do cotidiano escolar. Foi desenvolvido com os alunos do segundo ano da Associação da Casa Familiar Rural de Pato Branco onde, a maioria dos alunos, são filhos de agricultores que residem no campo. Elaborou-se um projeto temático intitulado “Educação ambiental: de pequenas atitudes a grandes desafios” que abordou questões relacionadas à educação ambiental como forma de estimular os alunos a melhor compreender os riscos envolvidos nas agressões ambientais. Realizaram-se encontros com os alunos onde foram discutidas questões relacionadas à classificação dos resíduos, a diferença entre lixo e resíduo, a classificação geral e quanto a origem dos resíduos. Abordaram-se também as formas de tratamento, disposição e gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo nessas categorias reciclagem, compostagem, incineração e aterro sanitário, bem como, algumas curiosidades que alertam para a importância de separar corretamente os resíduos e reciclar. Os alunos desenvolveram uma pesquisa para saber qual resíduo a escola produz em maior quantidade, com o intuito de propor uma forma de reutilização deste resíduo para que fosse desenvolvida na própria escola. Trabalhou-se com a reutilização do segundo resíduo mais produzido – o papel, pela escola já possuir forma de reaproveitamento do resíduo produzido em maior quantidade. Desenvolveu-se então, uma prática de reciclagem de papel, onde os alunos fizeram suas próprias folhas. Foram utilizadas metodologias de dinâmicas de grupo e atividades práticas. Para avaliar o aprendizado dos alunos, aplicou-se um questionário antes e depois do desenvolvimento do projeto. Nesta avaliação pode-se observar como é grande a influência da cultura do campo nos alunos, as respostas foram sempre relacionadas a questões vividas por eles na comunidade escolar e em casa, tanto nos problemas destacados quanto na maneira de evitá-los como forma de preservação ambiental. Projetos temáticos devem ser utilizados pelos professores para dinamizar as aulas tornando-as menos monótonas, auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes, fazendo com que se tornem capazes de enfrentar os problemas existentes em sua realidade. |
Abstract: | We currently live in a development model where secondary issue is the concern for the preservation of natural resources and the absorptive capacity of the nature of the impact produced by human activities. It is necessary to change the way people relate to the environment, it is clear the need to rethink the forms of consumption since the planet gives obvious signs of tiredness and exhaustion from some sources. This study aimed to address environmental concepts through the development of a thematic project to high school students, involving and relating to chemistry. We tried to work with the interdisciplinary, since it involves content everyday school life. It was developed with students of the second year of the Association of Rural Family House Pato Branco where most students are children of farmers living in the countryside. We developed a thematic project entitled "Environmental education: the attitudes of small challenges" that addressed issues related to environmental education as a way to encourage students to better understand the risks involved in environmental assaults. There were meetings with students where they discussed issues related to the classification of waste, the difference between garbage and waste, and the overall classification as the origin of the waste. It also addressed the forms of treatment, disposal and management of solid waste, including these categories recycling, composting, incineration and landfill, as well as some curiosities that warn of the importance of separating waste and recycle correctly. The students developed a survey to find out which school produces waste in greater quantity, in order to propose a way to reuse this waste for it to be developed at the school. Worked with the reuse of the second most produced waste - paper, the school already has way to reuse the waste produced in greater quantity. Then developed a practice of recycling paper, where students made their own sheets. Methodologies were used to group dynamics and practical activities. To assess student learning, we applied a questionnaire before and after the development of the project. In this review we can see how great the influence country culture in students, the answers were always related issues experienced by them in the school community and at home, both the problems highlighted as the way to avoid them in order to protect environment. Thematic projects must be used by teachers to boost classes making them less monotonous, assist in the development of competencies and skills by students, causing them to become able to tackle existing problems in your reality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14844 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2012_1_08.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.