Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ronssen, Marília Elizabeth | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:40:46Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
dc.identifier.citation | RONSSEN, Marília Elizabeth. O livro didático de química na perspectiva do aluno de ensino médio: um estudo de caso. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14839 | - |
dc.description.abstract | The textbook is an important teaching tool that assists the teacher in conducting lessons and helps students to understand the content as a reliable source of knowledge. Since this is a widespread appeal among high school students, this study sought to examine their views on the textbook of chemical they use. For this we used a questionnaire inspired guide PNLD (National Textbook Program) 2012, adapted to the level of students' understanding and focusing on the topic structure editorial, graphic design, and theoretical and methodological approach proposed didactic pedagogic. Also sought is whether the inclusion of an interactive CD-ROM to supplement the textbook would be a useful and interesting for students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | O livro didático de química na perspectiva do aluno de ensino médio: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro didático é uma importante ferramenta de ensino, que auxilia o professor na condução das aulas e ajuda os alunos na compreensão dos conteúdos como uma fonte segura de saberes. Sendo este um recurso muito difundido entre os alunos de ensino médio, nesta pesquisa buscou-se analisar a opinião deles sobre o livro didático de química que utilizam. Para isso foi utilizado um questionário inspirado no guia do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) de 2012, adaptado ao nível de compreensão dos alunos e focando nos tópico estrutura editorial, projeto Gráfico, abordagem teórico-metodológica e proposta didático-pedagógico.Também buscou-se saber se a inclusão de um CD-ROM interativo como complemento do livro didático seria um recurso útil e interessante para os alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferri, Elídia Aparecida Vetter | - |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2012_2_08.PDF | 928,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.