Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14831
Título: | Elaboração de material didático para o ensino de análise instrumental |
Autor(es): | Sefstrom, Carolina |
Orientador(es): | Rodrigues, Marcio Barreto |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Prática de ensino Chemistry - Study and teaching Student teaching |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SEFSTROM, Carolina. Elaboração de material didático para o ensino de análise instrumental. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011. |
Resumo: | Atualmente, se procura por uma pedagogia distinta da tradicional. Algo, que faça do professor um sujeito mediador de um grupo de alunos utilizando uma metodologia que alcance o objetivo principal de uma aula: a aprendizagem dos mesmos. O processo de ensino-aprendizagem exige cada vez mais que o professor repasse os conteúdos de forma com que os alunos se sintam atraídos pelo assunto. Dessa forma, os recursos didáticos fazem o papel de mediadores, tanto para os professores, que conseguem ensinar de forma dinâmica, quanto para os alunos que se interessam pelo conteúdo, desenvolvendo significativamente sua aprendizagem. A utilização de metodologias alternativas não vem substituir o ensino tradicional, mas sim, preencher os espaços vazios que o método tradicional acaba deixando. É uma renovação no modo de ensinar, combinando teoria e prática, fazendo com que essas atividades alternativas aproximem o aluno da realidade. O objetivo do presente trabalho foi elaborar um recurso didático, através do aproveitamento e reutilização das peças e da estrutura de um espectrofotômetro monofeixe danificado, bem como a avaliação deste como ferramenta de ensino na disciplina de Análise Instrumental. Os principais resultados obtidos indicaram que houve um melhor entendimento do funcionamento do aparelho por parte dos alunos, visto que avaliando as atividades realizadas, a que apresentou maior porcentagem de acertos foi aquela que dispôs do recurso didático como base de explicação. |
Abstract: | Currently, demand is distinct from traditional pedagogy. Something that makes the teacher a mediator in a subject group of students using a method that achieves the ultimate goal of a classroom: learning from them. The process of teaching and learning requires more than the teacher transfer the contents so that students feel attracted to the subject. Thus, the resource materials are the role of mediators, both for teachers who can teach in a dynamic way, and for students interested in the content, developing their learning significantly. The use of alternative methodologies does not replace traditional teaching, but to fill the gaps that the traditional method ends up leaving. It is a renewal in the way of teaching, combining theory and practice, making these alternative activities the student closer to reality. The objective of this study was to develop an educational resource, through use and reuse of parts and the structure of a spectrophotometer monofeixe damaged, as well as the evaluation of this as a teaching tool in the discipline of Instrumental Analysis. The main results indicated that there was a better understanding of the functioning of the device by the students, since evaluating the activities, presented the highest percentage of correct answers was the one who disposed of the teaching resource as a basis for explanation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14831 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2011_1_02.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.