Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14828
Título: Estudo sobre livros didáticos de química empregados em escolas públicas do Município de Pato Branco: ponto de vista discente
Autor(es): Toledo, Alexandre Alvin Ramos
Bach, Larissa
Orientador(es): Branco, Ricardo de Freitas
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Material didático
Chemistry (High School) - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 19-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TOLEDO, Alexandre Alvin Ramos; BACH, Larissa. Estudo sobre livros didáticos de Química empregados em escolas públicas do Município de Pato Branco: ponto de vista discente. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Neste trabalho investigamos a avaliação do Livro Didático de Química (LDQ) feita por alunos do ensino médio de duas escolas públicas do município de Pato Branco. Os alunos participantes responderam o mesmo questionário referente ao LDQ, contudo a análise foi feita encima dos LDQs usados, respectivamente, pelas escolas. Desse modo no Colégio A, os alunos que responderam o questionário 1 fizeram a análise do LDQ usado nos três anos anteriores (2009-2011), e os que responderam o questionário 2 a análise foi realizada encima do novo LDQ (2012-2014). Já no Colégio B, o questionário do LDQ antigo foi enumerado como questionário 3, e o do LDQ novo como questionário 4. Após a aplicação dos questionários e análise dos dados verificou-se os pontos positivos e negativos, na visão do aluno, para cada LDQ avaliado. Dessa forma pode-se concluir que o LDQ não deve ser a única fonte de conhecimento para o aluno, pois apresenta algumas deficiências (apontadas pelos alunos), que podem interferir na aprendizagem. Outro fato relevante é que o LDQ tem total influencia na construção do conhecimento do aluno, dessa forma alunos que utilizaram LDQs diferentes apresentam dificuldades, também, diferentes no LDQ usado atualmente.
Abstract: In this work we investigate the evaluation of Chemistry School-Books (CSB) made by high school students from two public schools of Pato Branco’s city. Participating students answered the same questionnaire for the CSB, however the analysis was done based on the CSB (that was used, and the current), respectively by the schools. Thus in the College A, the students who completed the questionnaire 1 did the CSB’s analysis used during the last three years (2009-2011), and those who answered questionnaire 2 the analysis was with the new CSB (2012-2014). Already in College B, the previous CSB’s analysis corresponding to questionnaire 3, and as the new CSB is questionnaire 4. After the questionnaires were answered and with the analysis, it could verified the positives and negatives points, in view of the student, for each CSB evaluated. Thus we can conclude that the CSB should not be the only source of knowledge to the student, as it presents some weaknesses (indicated by the students), which can interfere in the student’s learning. Another relevant fact is that the CSB has total influence in building the student's knowledge, so students who used different CSB has different difficulties too, although is the same CSB currently used.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14828
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_02.PDF1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.