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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bandeira, Estela Iara | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:40:31Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:40:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-28 | |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Estela Iara. Elaboração de apostila para as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica II. 2012. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14825 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to prepare a book that can serve as support to teachers and students during school discipline practices of Inorganic Chemistry II, facilitating the work of assembling these classes and presenting content in a didactic and organized, and provides methodology treatment of waste generated, which in the specific case of this subject, often comprise heavy metals and other polluting potential. The work was developed in the first stage of researching and organizing tours of practical classes available in books, internet, and handouts already used by the teacher of the discipline. Subsequent to this, we selected itineraries that best suited the purpose of this study, consistent with the following criteria: ease of implementation of practical activity; possibility of running into two classes (100 minutes); availability of reagents in the laboratories of the institution; generating waste whose treatment is easier and less costly, and, last but not least, correlated with the contents of the menu and the possibility of learning. Practices, different from those that the teacher uses in his classes, were tested, properly scaled in order to lower waste generation and adapted to the reality of the laboratories of the UTFPR. A booklet was also prepared with an introduction highlighting some complex applications, safety standards and use of PPE. At the end of the work, there was a discussion of the content covered in each experimental activity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Química inorgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Chemistry, Inorganic - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | Elaboração de apostila para as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica II | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou a preparação de uma apostila que possa servir de apoio a professores e estudantes durante as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica II, facilitando o trabalho de montagem dessas aulas e apresentando o conteúdo de forma didática e organizada, além de oferecer metodologia de tratamento dos resíduos gerados, que, no caso específico dessa disciplina, muitas vezes compreendem metais pesados e demais poluentes em potencial. O trabalho foi desenvolvido em uma primeira etapa de pesquisa e organização de roteiros de aulas práticas disponíveis em livros, internet, e apostilas já utilizadas pela professora da disciplina. Posterior a isso, foram selecionados roteiros que melhor se adequavam ao objetivo do trabalho, coerentes com os seguintes critérios: facilidade de execução da atividade prática; possibilidade de execução em duas aulas (cem minutos); disponibilidade dos reagentes nos laboratórios da Instituição; geração de resíduos cujo tratamento seja mais fácil e de menor custo; e, por fim, mas não menos importante, a correlação com o conteúdo da Ementa e possibilidade de aprendizagem. As práticas diferentes daquelas que a professora utiliza em suas aulas foram testadas, adequadamente redimensionadas com o objetivo de menor geração de resíduos e adaptadas à realidade dos laboratórios da UTFPR. A apostila foi, ainda, disposta com uma introdução ressaltando algumas aplicações de complexos, normas de segurança e uso de EPIs. Ao final do trabalho, houve uma discussão dos conteúdos abordados em cada atividade experimental. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fukamachi, Cristiane Regina Budziak | |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferri, Elidia Aparecida Vetter | |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
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