Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvério, Janaina
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:28Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:28Z-
dc.date.issued2012-10-05
dc.identifier.citationSILVÉRIO, Janaina. Atividades experimentais em sala de aula para o ensino da Química: percepção dos alunos e professor. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14821-
dc.descriptionTítulo da capa: Atividades experimentais em sala de aula para o ensino de Química: percepção dos alunos e professor.pt_BR
dc.description.abstractToday, the school is extremely important in the formation of conscious and responsible citizens for our society. For this you need the participation of teachers and students throughout the school. We teachers have to prepare the paper and had information concerning our discipline according to the environment in which we live. But many difficulties are encountered by students during the discipline of chemistry; there is still a lot of motivation and disinterest on the part of students in the subject related to chemistry. Many students say that discipline is very theoretical and difficult to understand, having no experimental classes and thus unable to assimilate the matter with your daily life. This work seeks to bring discipline and students through experimental practice in the classroom in order to motivate them and learn chemistry in a pleasant way. The project will be held in the State College of de Pato Branco – CEPB, from experimentation in the classroom according to the content studied and questionnaire to the students and the teacher. With the completion of this work it was revealed that students could understand what was happening during the trial, and assimilate with the theoretical content studied. Many said they would like to experiment in the classroom were more frequent, so that the matter was more interesting, and could better understand what was explained in theory and even relate to your day-to-day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectChemistry (High School) - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleAtividades experimentais em sala de aula para o ensino da Química: percepção dos alunos e professorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNos dias de hoje, o ensino médio é de extrema importância na formação de cidadãos conscientes e responsáveis para nossa sociedade. Para isso, é necessária a participação do professor e aluno durante todo o ensino médio. Nós professores temos o papel de preparar e dispor informações referentes à nossa disciplina de acordo com o ambiente em que estamos vivendo. Porém muitas dificuldades são encontradas pelos alunos durante a disciplina de química, observa-se ainda muita desmotivação e desinteresse por parte dos alunos no assunto referente à química. Muitos alunos afirmam que a disciplina é muito teórica e de difícil compreensão, não possuindo aulas experimentais, sendo assim não conseguindo assimilar o assunto com o seu cotidiano. Esse trabalho busca aproximar a disciplina e o aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula com objetivo de motivá-los e aprenderem a Química de forma agradável. O projeto foi realizado em um colégio estadual de ensino médio de Pato Branco, foram aplicados experimentos em sala de aula relacionados com o conteúdo estudado e questionários foram aplicados aos alunos e ao professor. Com a concretização deste trabalho, foi possível perceber que os alunos conseguiram entender o que estava acontecendo durante a experimentação, e assimilar com o conteúdo teórico estudado. Muitos afirmaram que gostariam que a experimentação em sala de aula fosse mais freqüente, pois assim a matéria fica mais interessante, e conseguem entender melhor o que foi explicado na teoria e até mesmo relacionar com o seu dia-a-dia.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zorel Junior, Henrique Emilio
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_07.PDF682,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.