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dc.creatorGrolli, Vinícius Gabriel
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:24Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:24Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationGROLLI, Vinícius Gabriel. Desenvolvimento de modelos de interações intermoleculares e de um recurso didático para as aulas de química. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14817-
dc.description.abstractThe traditional approach of education, historically adopted by the Brazilian school class, fails when thought by the piagetian conception of cognitive development of the person. The regular education found in Brazil is characterized by the transmission and accumulation of information, constantly evaluated, focused on totality of subject proposed. In the discipline of chemistry, intermolecular interactions depends only on the abstraction to be understood. This work focus on the development of intermolecular interactions models, based in atom/interaction system, with styrofoam spheres/magnets, that simulate this situations allied a dynamic didactic resource and work‟s evaluation, with exams and perceptions. The proofs, similar in difficulty and equal in number of questions, were applied before and after the execution of proposed work and the perceptions of author and an invited academic were compared. The use of this feature, when compared by an exam to traditional class, increased 27.78% the average grade of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectMoléculas - Modelospt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAtoms - Modelspt_BR
dc.subjectMolecules - Modelspt_BR
dc.subjectChemistry (High school)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de modelos de interações intermoleculares e de um recurso didático para as aulas de químicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA abordagem tradicional de ensino,historicamente enraizada na classe escolar brasileira falha quando pensada dentro da concepção piagentiana do desenvolvimento cognitivo do indivíduo, a qual é praticada em nossa rede escolar e é caracterizada pela transmissão e acumulo de informações. Na disciplina de química, o conteúdo de interações moleculares que é abstrato, não tátil e microscópico, depende exclusivamente da abstração por parte do aluno, para que a possa ser entendido e a fixado. Este trabalho foca no desenvolvimento de modelos, num sistema átomo/interação com esferas de isopor/ímãs, que ilustram estas situações aliado a um recurso didático funcional e sua avaliação, com exame e percepção, quando aplicado em sala de aula. O conjunto de esferas e imãs simula as formas e as propriedades magnéticas das moléculas de água, ácido clorídrico e oxigênio enquanto o recurso didático: montagem, nomeação e classificação das moléculas, fornece meios para o entendimento deste fenômeno. As provas, de igual nível de dificuldade e questões, foram aplicadas antes e depois da realização da atividade proposta e as percepções do acadêmico responsável e de um acadêmico convidado foram comparadas. A utilização deste recurso, quando comparado via prova a aula tradicional, elevou 27,78% a média da nota dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlei Dias
dc.contributor.advisor-co1Sanches, Sueli
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
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