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Título: Mudança no processo avaliativo da UTFPR: pesquisa realizada com acadêmicos e professores do curso de química – UTFPR – Pato Branco - PR
Autor(es): Iurckevicz, Genice
Ludwichk, Raquel
Orientador(es): Teixeira, Sirlei Dias
Palavras-chave: Ensino superior - Avaliação
Química - Ensino
Higher education - Evaluation
Chemistry - Education
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: IURCKEVICZ, Genice; LUDWICHK, Raquel.Mudança no processo avaliativo da UTFPR: pesquisa realizada com acadêmicos e professores do curso de química – UTFPR – Pato Branco - PR. 2011. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: O processo avaliativo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sofreu algumas alterações no final do ano de 2010, segundo a Resolução nº. 112/10-COEPP de 29 de novembro de 2010. Os parágrafos 1 á 4 do artigo 34 desta resolução abordam esta mudança, que entre outros fala sobre o processo avaliativo: é parte integrante do projeto pedagógico do curso, este deve ser construído coletivamente, visando atender o especificado no regulamento; as avaliações devem juntamente com o número, suas modalidades e critérios estar explicitas no plano de ensino, lembra que o professor deve possibilitar a recuperação do aproveitamento acadêmico através da reavaliação que deve ser realizada ao longo e/ou ao final do semestre letivo, diz que o aluno para ser considerado aprovado na disciplina deve ter frequência igual ou superior a 75% e nota final igual ou superior a 6,0 o que deve considerar todas as avaliações previstas no plano de ensino. A partir desse regulamento, das alterações realizadas, discutiu-se com acadêmicos e professores do curso de Química essa mudança, verificando a aceitabilidade e as expectativas tanto dos docentes quanto dos discentes em relação à alteração. Percebeu-se através da pesquisa realizada tanto a concordância quanto a divergência de opiniões entre docentes e discentes em algumas questões, porém percebeu-se que professores e acadêmicos consideram de fundamental importância a realização das avaliações.
Abstract: The evaluation process of Universidade Tecnológica Federal do Paraná has undergone some changes in end of year of 2010, on this Resolution nº. 112/10-COEPP of November 29, 2010. Paragraphs 1 to 4 of Article 34 of this resolution discuss this change, which among other talks about the evaluation process, it is part of course pedagogical project, this should be built collectively, to meet the specified in the regulations, the evaluations together with the the number, its modalities and criteria, to be explicit in the teaching plan, remember that the teacher should allow the recovery of the academic achievement through the revaluation should be spread over and / or the end of the semester, says the student to be considered approved in the discipline must have a frequency equal to or greater than 75% and final grade equal to or greater than 6.0 which should consider all the evaluations required under the teaching plan. From this regulation, the changes made were discussed with scholars and professors of chemistry this change, verifying the acceptability and expectations of both teachers and students about the change. It was notice by both the research agreement as the divergence of opinions between teachers and students on some issues, but we noticed that teachers and scholars regard as fundamentally important the realization of evaluations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14814
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