Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, Aline da
dc.date.accessioned2020-11-18T14:29:10Z-
dc.date.available2020-11-18T14:29:10Z-
dc.date.issued2017-12-04
dc.identifier.citationVEIGA, Aline da. Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14803-
dc.description.abstractThis course conclusion paper relates the life of the playwriting Nelson Rodrigues with one of his main plays, Vestido de noiva. The play, written and staged in 1943 at Teatro Municipal do Rio de Janeiro is a landmark in Brazilian theatre history because of the revolutions it brought with its innovative proposal in both technical and thematical approaches. Among the many aspects suggested by the play, the present analysis sticks to the characters’ femininity intending to comprehend what is the feminine in Rodrigues’s work and how it is represented in this play. Studying such issue requires to comprehend the historical context of the play production; for this reason, one of the biases shown is the sociological perspective, relating the social construction about concepts as ‘woman’ and ‘femininity’. However, additionally, this analysis has as support the Freudian theories about these concepts intending to understand as well the psychological construction of these women from the play. Vestido de noiva is a drama in three acts which belongs to the psychological plays of Rodrigues, what shows the playwriting concern while writing it to create characters that are so much complex, meaningful and shattered. Therefore, this analysis seeks to comprehend the theatrical text by means of the psychology of the characters which composes it through the dialogs, as well as the critical essays selected to the study. Thus, it is a qualitative work and the interpretations were made through the dialog of theoretical and scientific texts, literary critics and works that have relevant thoughts of the author himself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980pt_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.subjectFeminilidade na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectBrazilian dramapt_BR
dc.subjectFemininity in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleNão há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodriguespt_BR
dc.title.alternativeNothing moralizes imagination: a study of feminine figure in Vestido de noiva by Nelson Rodriguespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso dialoga a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues com uma de suas principais peças teatrais, Vestido de noiva. A peça, escrita e encenada em 1943 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um marco na história do teatro brasileiro em função das revoluções que trouxe com sua proposta inovadora tanto no sentido técnico quanto em relação ao modo de abordar a temática. Dentre os diversos aspectos suscitados pela peça, a presente análise limita-se à feminilidade das personagens a fim de compreender do que se trata o feminino no trabalho rodrigueano e como ele está representado nessa peça. Estudar tal assunto requer compreender o contexto histórico de produção da peça; por isso, um dos vieses apresentados é a perspectiva sociológica, relacionando a construção social acerca de conceitos como ‘mulher’ e ‘feminilidade’. Mas, para além disso, esta análise tem como suporte as teorias freudianas sobre os mesmos conceitos a fim de compreender também a construção psicológica dessas mulheres que compõem a peça. Isso porque Vestido de noiva é um drama em três atos que se encontra entre as Peças psicológicas de Rodrigues, o que evidencia a preocupação que o dramaturgo teve em trazer personagens bastante complexas, profundas e fragmentadas ao escrevê-la. Por isso, esta análise busca compreender o texto dramatúrgico por meio da psicologia das personagens que o compõe através dos diálogos, bem como da fortuna crítica selecionada para o estudo. Trata-se, portanto, de um trabalho de cunho qualitativo cujas interpretações se deram por meio da conversa entre textos teórico-científicos, críticas literárias e obras que contém considerações do próprio autor pertinentes ao estudo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho
dc.contributor.referee1Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho
dc.contributor.referee2Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.contributor.referee3Camilotti, Camila Paula
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_02.pdf915,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.