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dc.creatorFabris, Emily
dc.date.accessioned2020-11-18T14:28:27Z-
dc.date.available2020-11-18T14:28:27Z-
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationFABRIS, Emily. A vingança sob duas perspectivas: análise comparativa da vingança nas obras Hamlet, de William Shakespeare, e Assassinato no expresso do oriente, de Agatha Christie. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14792-
dc.description.abstractThe aim of this work is to compare the literary works of Hamlet and Murder on the Orient Express, written respectively by Shakespeare and Agatha Christie, from the perspective of revenge. In this research, it is intended to observe and analyze, through excerpts, the similarities and differences found between the two works in what concerns mainly the unfolding of revenge. It is also pointed out that the police narrative occupies the position of the so-called enigma narrative and that the dramatic text is characterized as a tragedy of revenge. For this, we use authors such as Heliodora (2009), Esper (2009), Reimão (1983) and Massi (2011), who substantiate and base this research. This analysis made it possible to compare the ways of revenge planning in the two literary works: In the play written by Shakespeare, Hamlet uses the theater as an instrument to avenge King Claudius, his uncle, who murdered his father, King Hamlet, and now he wears his crown. In Murder on the Orient Express, revenge is performed by the family of Daisy Armstrong, the victim of a murder committed by Cassetti. Like Hamlet, Daisy's family uses almost dramatic and theatrical means to perform revenge. The comparative analysis carried out in this work shows that, although the two texts belong to different literary genres, there is a dialogue between them and this comparative study only enriches the literary universe even more.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectHamlet (Personagem lendário)pt_BR
dc.subjectChristie, Agatha, 1890-1976pt_BR
dc.subjectVingança na literaturapt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.subjectHamlet (Legendary character)pt_BR
dc.subjectRevenge in literaturept_BR
dc.titleA vingança sob duas perspectivas: análise comparativa da vingança nas obras Hamlet, de William Shakespeare, e Assassinato no expresso do oriente, de Agatha Christiept_BR
dc.title.alternativeRevenge from two perspectives: comparative analysis of revenge in William Shakespeare's Hamlet and Agatha Christie's Murder on the orient expresspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar as obras Hamlet e Assassinato no Expresso do Oriente, escritas, respectivamente, por Shakespeare e Agatha Christie, sob a ótica da vingança. Pretende-se, nesta pesquisa, observar e analisar, por intermédio de excertos, as semelhanças e diferenças encontradas entre as duas obras no que tange, principalmente, os desdobramentos da vingança. Aponta-se, ainda, que a narrativa policial (romance policial) ocupa a posição da chamada narrativa de enigma e que o texto dramático se caracteriza como uma tragédia de vingança. Para isso, utiliza-se autores como Heliodora (2009), Esper (2009), Reimão (1983) e Massi (2011) que fundamentam e embasam esta pesquisa. Esta análise possibilitou a comparação entre as formas de planejamento da vingança nas duas obras literárias: Na peça teatral escrita por Shakespeare, Hamlet utiliza o teatro como instrumento para vingar-se do rei Cláudio, seu tio, que assassinou seu pai, o rei Hamlet, e agora usa sua coroa. Em Assassinato no Expresso do Oriente, por sua vez, a vingança é realizada pela família de Daisy Armstrong, vítima de um assassinato cometido por Cassetti. Assim como Hamlet, a família de Daisy utiliza meios quase dramáticos e teatrais para realizar a vingança. A análise comparativa realizada neste trabalho mostra que, embora os dois textos pertençam a gêneros literários distintos, há, sim, entre eles um diálogo e esse estudo comparativo só vem a enriquecer ainda mais o universo literário.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Camilotti, Camila Paula
dc.contributor.referee1Camilotti, Camila Paula
dc.contributor.referee2Zago, Leandro
dc.contributor.referee3Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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