Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14791
Título: A relação entre a memória de trabalho e a compreensão leitora em língua inglesa como segunda língua
Título(s) alternativo(s): The relation between the working memory capacity and the reading compreheension in english as a second language
Autor(es): Xavier, Darlana Aparecida Ely
Orientador(es): Winfield, Claudia Marchese
Palavras-chave: Aquisição da segunda língua
Linguagem e línguas
Língua inglesa - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Second language acquisition
Language and languages
English language - Study and teaching
Reading - Study and teaching
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: XAVIER, Darlana Aparecida Ely. A relação entre a memória de trabalho e a compreensão leitora em língua inglesa como segunda língua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como principal finalidade revisar os estudos que tratam da relação do processo de leitura em L2 e a capacidade da memória de trabalho. Como a leitura é de suma importância no desenvolvimento de social, cultural e intelectual dos indivíduos e considerando as possíveis dificuldades na leitura em Língua Inglesa quando esta é uma segunda Língua para o leitor, parece ser de suma importância mapear e analisar os estudos que abordam o processo de leitura, para entender-se como ocorre tal processo, bem como os fatores que influenciam a leitura, de modo que se possa tornar esse ato mais efetivo, proveitoso e crítico. Para tanto, o presente estudo foi realizado por meio uma análise bibliográfica, mapeamento estudos de diferentes autores tidos como clássicos nas áreas citadas, bem como estudos mais atualizados voltados para o aprofundamento do que se entende por memória de trabalho e sua relação com o processo de leitura.
Abstract: This paper intends to review a number of studies that deal with L2 reading process and working memory capacity. Since reading is knowingly crucial to individuals’ social, cultural and intellectual development, and considering the possible difficulties in reading in English when this is a second Language for the reader, it seems to be of highly relevant to map and analyze the studies that examine L2 reading process in order to understand how it occurs, as well as the factors that influence reading with a view to making it a more effective, fruitful and critical act. Bearing that in mind, the present study was conducted by means of bibliographical research, mapping studies from a series of authors considered seminal in the aforementioned areas, as well as more up-to-date research focusing on deepening the understanding working memory and its relationship with the reading process. In conclusion, many studies have already been carried out on the importance of the topic addressed in this paper. To do so, a bibliographic analysis will be carried out, mapping studies of different authors of the mentioned areas, to the development of a detailed analysis of what we already know and what still of what we still need to do to get ahead in the purpose of a proficient reading comprehension in Language English as L2.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14791
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_11.pdf610,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.