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Título: Ingratidão filial: análise da tragédia shakespeariana por intermédio dos enredos de Lear e Gloucester em Rei Lear
Título(s) alternativo(s): Filial ingratitude: analysis of shakespearean tragedy through the plots of Lear and Gloucester in King Lear
Autor(es): Lise, Carine
Oliveira, Edinéia Teresinha Clem de
Orientador(es): Camilotti, Camila Paula
Palavras-chave: Shakespeare, William, 1564-1616
Teatro grego (Tragédia)
Literatura inglesa
Tragédia
Greek drama (Tragedy)
English literature
Tragedy
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LISE, Carine; OLIVEIRA, Edinéia Teresinha Clem de. Ingratidão filial: análise da tragédia shakespeariana por intermédio dos enredos de Lear e Gloucester em Rei Lear. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça teatral Rei Lear do insigne e mundialmente conhecido e aclamado poeta e dramaturgo William Shakespeare. Para tal utilizar-se-á a tradução de Millôr Fernandes (1997). Através da análise da peça, a qual apresenta enredos paralelos, pretende-se verificar o que estes enredos têm de similar quanto à temáticas e acontecimentos, em quais momentos podem ser verificados os elementos concernentes à tragédia shakespeariana e à tragédia grega, a qual serviu de inspiração para o magistral dramaturgo, bem como a relevância da peça na atualidade, assim como que mensagem pode ser extraída a partir da leitura desta. A pesquisa de cunho bibliográfico, baseou-se em teóricos renomados. Da Literatura Inglesa foi utilizado como suporte o teórico Andrew Cecil Bradley (1937), servindo também como base o filósofo e pensador grego Aristóteles (2005). Recorreuse ainda à crítica brasileira, autoridade em Shakespeare, Barbara Heliodora (2001, 2008 e 2014), entre outros. O resultado da pesquisa apontou que muitos dos elementos pertencentes à tragédia grega podem ser encontrados na peça analisada, a principal delas é que as ações das personagens são provenientes de seu caráter, mas, por outro lado, a peça se distancia da tragédia grega por não apresentar coro e também por evidenciar que as consequências sofridas pelo herói não são regidas pelo destino, mas sim são consequências de suas próprias ações. Ademais, verificou-se que a peça em questão é atemporal já que a temática da ingratidão filial e do abandono dos pais na velhice é uma constante no mundo atual.
Abstract: The present work has as objective to analyze the play King Lear of the world-famous and acclaimed poet and playwright William Shakespeare. For this, it will be used the version translated by Millôr Fernandes (1997). Through the analysis of the play, which presents parallel plots, we intend to verify what these plots have of similar themes and events, in what moments can be verified the elements concerning to the shakespearean tragedy and the greek tragedy, which served of inspiration for the masterful playwright, as well as the relevance of the play in the actuality, as well as, which message can be extracted from its reading. The bibliographic research was based on renowned theorists. From the English Literature, it was used the theorist Andrew Cecil Bradley (1937), it was also used as a basis the philosopher and thinker Aristotle (2005). It was also used the Brazilian theorist expert in Shakespeare Barbara Heliodora (2001, 2008 e 2014) among others. The result of the research pointed out that many of the elements belonging to the greek tragedy can be found in the analyzed play, the main one being that the actions of the characters come from their nature, but, on the other hand, the play distances itself from the greek tragedy by not presenting chorus and also to showing that the consequences suffered by the hero are not ruled by fate but rather are consequences of their own actions. In addition, it was verified that the play in question is timeless since the theme of the filial ingratitude and the abandonment of the parents in the old age is a constant in the world today.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14788
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