Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoeno, Jéssica Maria
dc.date.accessioned2020-11-18T14:27:23Z-
dc.date.available2020-11-18T14:27:23Z-
dc.date.issued2017-06-20
dc.identifier.citationBOENO, Jéssica Maria. Análise de videodocumentários da Clínica da Atividade Docente: o professor como especialista em sua prática. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14774-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of eight videodocumentaries of the Clinic of Teaching Activity, produced for the Continued Teacher’s Training Program at UTFPR Pato Branco Campus. Each videodocumentary presents a sequence of images of teachers in their teaching activity and their reflections about this activity. The aim of this work is to analyze if the videodocumentaries’ protagonists teachers assumed a position of specialists in their teaching practice. The study was done in an investigative way, first is presented the methodology used for the development of work and also the methodology used for the recording of the videodocumentaries analyzed. Subsequently, it is presented the theoretical basis of study, which articulates three areas of knowledge: Psychology, Education and Linguistics; and the one which highlights the theory of the Clinic of Teaching Activity by Yves Clot and the simple and crossed self-confrontation methods by Daniel Faïta. In sequence, the eight videodocumentaries are analyzed and it is noticed that the protagonist teachers assumed their power of action and set themselves as specialists in the work they do, recognizing the practices that create positive results and the ones which need to be pondered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleAnálise de videodocumentários da Clínica da Atividade Docente: o professor como especialista em sua práticapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of videodocumentaries of the Clinic of Teaching Activity: the teacher as an expert in his practicept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise de oito videodocumentários da Clínica da Atividade Docente, produzidos para o Programa de Formação Docente Continuada da UTFPR, Câmpus Pato Branco. Cada videodocumentário apresenta uma sequência de imagens de um professor em sua atividade docente e as suas reflexões acerca dessa atividade. O objetivo deste trabalho é analisar se os professores protagonistas dos videodocumentários assumiram a posição de especialistas na prática docente. O estudo se deu de forma investigativa, sendo que inicialmente é apresentada a metodologia utilizada para a realização do trabalho e também a metodologia utilizada para a gravação dos videodocumentários analisados. Posteriormente, é apresentada a fundamentação teórica que embasa o estudo, a qual articula três áreas do conhecimento: Psicologia, Educação e Linguística; e na qual se destaca a teoria da Clínica da Atividade Docente, de Yves Clot, e os métodos de autoconfrontação simples e cruzada, de Daniel Faïta. Em seguida, é realizada a análise dos oito videodocumentários e constata-se que os professores protagonistas assumiram o seu poder de ação e posicionaram-se como especialistas no trabalho que realizam, reconhecendo as práticas que geram resultados positivos e as que precisam ser repensadas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Anselmo Pereira de
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira de
dc.contributor.referee2Althaus, Dalvane
dc.contributor.referee3Gritti, Letícia Lemos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_1_06.pdf888,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.