Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14774
Título: | Análise de videodocumentários da Clínica da Atividade Docente: o professor como especialista em sua prática |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of videodocumentaries of the Clinic of Teaching Activity: the teacher as an expert in his practice |
Autor(es): | Boeno, Jéssica Maria |
Orientador(es): | Lima, Anselmo Pereira de |
Palavras-chave: | Professores - Formação Educação permanente Prática de ensino Teachers, Training of Continuing education Student teaching |
Data do documento: | 20-Jun-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BOENO, Jéssica Maria. Análise de videodocumentários da Clínica da Atividade Docente: o professor como especialista em sua prática. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Este estudo apresenta uma análise de oito videodocumentários da Clínica da Atividade Docente, produzidos para o Programa de Formação Docente Continuada da UTFPR, Câmpus Pato Branco. Cada videodocumentário apresenta uma sequência de imagens de um professor em sua atividade docente e as suas reflexões acerca dessa atividade. O objetivo deste trabalho é analisar se os professores protagonistas dos videodocumentários assumiram a posição de especialistas na prática docente. O estudo se deu de forma investigativa, sendo que inicialmente é apresentada a metodologia utilizada para a realização do trabalho e também a metodologia utilizada para a gravação dos videodocumentários analisados. Posteriormente, é apresentada a fundamentação teórica que embasa o estudo, a qual articula três áreas do conhecimento: Psicologia, Educação e Linguística; e na qual se destaca a teoria da Clínica da Atividade Docente, de Yves Clot, e os métodos de autoconfrontação simples e cruzada, de Daniel Faïta. Em seguida, é realizada a análise dos oito videodocumentários e constata-se que os professores protagonistas assumiram o seu poder de ação e posicionaram-se como especialistas no trabalho que realizam, reconhecendo as práticas que geram resultados positivos e as que precisam ser repensadas. |
Abstract: | This study presents an analysis of eight videodocumentaries of the Clinic of Teaching Activity, produced for the Continued Teacher’s Training Program at UTFPR Pato Branco Campus. Each videodocumentary presents a sequence of images of teachers in their teaching activity and their reflections about this activity. The aim of this work is to analyze if the videodocumentaries’ protagonists teachers assumed a position of specialists in their teaching practice. The study was done in an investigative way, first is presented the methodology used for the development of work and also the methodology used for the recording of the videodocumentaries analyzed. Subsequently, it is presented the theoretical basis of study, which articulates three areas of knowledge: Psychology, Education and Linguistics; and the one which highlights the theory of the Clinic of Teaching Activity by Yves Clot and the simple and crossed self-confrontation methods by Daniel Faïta. In sequence, the eight videodocumentaries are analyzed and it is noticed that the protagonist teachers assumed their power of action and set themselves as specialists in the work they do, recognizing the practices that create positive results and the ones which need to be pondered. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14774 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2017_1_06.pdf | 888,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.