Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14769
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Coiado, André Luiz Lunardelli | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:27:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:27:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-27 | |
dc.identifier.citation | COIADO, André Luiz Lunardelli. As representações femininas nos romances alencarianos: um olhar representado sob a ótica da classe patriarcal romântica brasileira em Lucíola e Senhora. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14769 | - |
dc.description.abstract | Derived from the undergraduate research entitled "Study of some marks of the patriarchal order in Brazilian novels", this dissertation aims to analyze the works Lucíola (1862) and Senhora (1875), by José de Alencar, in the social context of the current patriarchal context on the nineteenth century. The objective is to show how the author sought, through the female representations present in his characters, to make a social denunciation of the bourgeoisie marked by the patriarchal order and by a hypocritical spirit in the life of relationship. In this perspective of reading, the focus is on the investigation of the double character of Lúcia / Maria da Glória, heroine of the novel (lady and courtesan), in relation to the Brazilian historical moment and its attempt to ascend to the bourgeois sphere, made unfeasible by the circumstance of belonging To the sphere of prostitution. It will also be investigated the presence of the fetishization present in Mrs. Aurelia Camargo and her relationship with the aristocratic class. Among the main theorists used in this research of the Alencarian work, the names of Mary Del Priore (2011), Luís Filipe Ribeiro (1996) and Roberto Damatta (1997) stand out for the adoption of an optics that values literary, historical and sociological elements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Análise | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject | Literature, Comparative | pt_BR |
dc.subject | Patriarchy | pt_BR |
dc.subject | Literature - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Women in literature | pt_BR |
dc.title | As representações femininas nos romances alencarianos: um olhar representado sob a ótica da classe patriarcal romântica brasileira em Lucíola e Senhora | pt_BR |
dc.title.alternative | The feminine representations in the alencarian romances: a look under the optical of the Brazilian romantic patriarchal class in Lucíola and Senhora | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Derivado do projeto de iniciação científica intitulado “Estudo de algumas marcas da ordem patriarcal em romances brasileiros”, essa monografia tem como objetivo analisar as obras Lucíola (1862) e Senhora (1875), de José de Alencar, no âmbito social do contexto patriarcal vigente no século XIX. Objetiva-se evidenciar como o escritor buscou, por meio das representações femininas presentes em suas personagens, efetuar uma denúncia social da burguesia marcada pela ordem patriarcal e por um espírito hipócrita na vida de relação. Nessa perspectiva de leitura, o enfoque recai na investigação do caráter dúplice de Lúcia/Maria da Glória, heroína do romance (senhora e cortesã), em relação com o momento histórico brasileiro e sua tentativa de ascender à esfera burguesa, inviabilizada pela circunstância de pertencer à esfera da prostituição. Será investigada também a presença da fetichização na senhora Aurélia Camargo e a sua relação com a classe aristocrata. Entre os principais teóricos utilizados nessa pesquisa da obra alencariana, os nomes de Mary Del Priore (2011), Luís Filipe Ribeiro (1996) e Roberto Damatta (1997) destacam-se pela adoção de uma ótica que valoriza elementos literários, históricos e sociológicos. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcos Hidemi de | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcos Hidemi de | |
dc.contributor.referee2 | Fioruci, Wellington Ricardo | |
dc.contributor.referee3 | Marquezi, Rosangela Aparecida | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2017_1_01.pdf | 745 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.