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dc.creatorAriati, Solange
dc.date.accessioned2020-11-18T14:27:00Z-
dc.date.available2020-11-18T14:27:00Z-
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.citationARIATI, Solange. A reformulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14767-
dc.description.abstractThe objective of this study is to present an analysis of the linguistic phenomenon called “repair”, which corresponds to the moment when the speaker realizes that he makes a mistake, and revisits the utterance to modify it on some level. The focus of this paper is to analyze when this phenomenon occurs in the materialization of speech, specifically in oral language. The purpose is to understand why the speaker makes a repair when he gives linguistic form to an idea, even when he masters the necessary language code. We will discuss this phenomenon in the specific situation of self-confrontation (cf. FAÏTA, 1996; CLOT, 2010), involving two higher education students who took part in an action aimed to develop the students´ activity. The audio-visual material resulting from the intervention was transcribed according to the norms of the NURC-SP project (PRETI, 1999). Therefore, we aimed to understand utterance repair self-confrontation situations. The theoretical basis for the analysis of the verbal material produced will be the relationship between thought, language and consciousness in Vygotsky (2009) and Bakhtin (1999), and previous studies on the utterance repair in Brazil, including Barros (1999) and Hilgert (1999). The results reveal that the repair goes beyond syntactic adequacy. It indicates it is difficult for the subject to discursively position himself in relation to the researcher and possibly in relation to himself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectOral communicationpt_BR
dc.titleA reformulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO foco deste estudo é apresentar uma análise do fenômeno linguístico denominado reformulação, que corresponde ao momento em que o falante retoma o seu enunciado e o modifica em algum grau. Assim, a ênfase está em analisar quando esse fenômeno ocorre na materialização do discurso na modalidade oral da língua. O objetivo é compreender por que os falantes utilizam esse recurso quando dão forma linguística a uma ideia, mesmo possuindo o código linguístico necessário. O método de produção de dados é o da autoconfrontação (cf. FAÏTA, 1996; CLOT, 2010), realizada por e com dois alunos pertencentes a uma instituição pública de ensino superior. Para a análise, foi necessário realizar a transcrição do material audiovisual resultante da intervenção, de acordo com as normas do projeto NURC-SP (Preti, 1999). Sendo assim, objetiva-se a compreensão da reformulação em situação específica de autoconfrontação. A fundamentação teórica para a análise do material verbal produzido terá como base a relação entre pensamento, linguagem e consciência, presentes, principalmente, em Vigotski (2009) e Bakhtin (2009) e em estudos já realizados sobre a reformulação no Brasil, entre eles o de Barros (1999) e o de Hilgert (1999). Os resultados revelam que a reformulação vai além da adequação sintática, indicando uma dificuldade do sujeito em se posicionar discursivamente diante do pesquisador que conduz a autoconfrontação e, possivelmente, diante de si mesmo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Anselmo Pereira de
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira de
dc.contributor.referee2Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee3Althaus, Dalvane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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