Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luana dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-18T14:26:48Z-
dc.date.available2020-11-18T14:26:48Z-
dc.date.issued2015-06-26
dc.identifier.citationLIMA, Luana dos Santos. O sensível e o dizível: a construção de significados a partir da imagem. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14763-
dc.description.abstractThis research was conducted to perform a discursive analysis of the meanings created by the subjects from the photographic image of violence in childhood. The methodology of this research applied to this a semi-structured interview and the analysis material was exposed to adults who spoke about the meanings that give the object analyzed. It is an analysis of the discursive process motivated by the readings and interpretations made by the subjects in pictures. This work is based on the semiotic theory of discourse and discursive structure, since the image passes through the eye of a subject. The problem identified is summarized is the following question: how does the participation of the reader in the formation of meanings of photography happen? Thus the aim of the study is to conduct a discursive analysis of the meanings created by the subjects from the photographic image of violence in childhood. The specific objectives of this research are: to describe the main concepts of the theory of signs, characterizing semiotics, to understand the relationships between verbal and non-verbal language from reading the images. The fact that we live surrounded by images, which have several meanings, and being the trainer of photography opinion, making her an object of ideological interests and able to persuade the public, led me to choose the analysis of the photograph. In the analyzes of this study, it proved to be great subjectivity, this does not follow a pattern, it is influenced culture and the experiences gained by the subject, proving that a picture really refers many meanings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectPicture interpretationpt_BR
dc.titleO sensível e o dizível: a construção de significados a partir da imagempt_BR
dc.title.alternativeThe sensitive and the speakable: the construction of meaning through the imagept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade realizar uma análise discursiva dos significados criados pelos sujeitos a partir da imagem fotográfica sobre a violência na infância. A metodologia desta pesquisa aplicou para isso uma entrevista semiestruturada. O material de análise foi exposto para indivíduos adultos que discorreram sobre as significações que dão ao objeto ora analisado. Trata-se de uma análise do processo discursivo motivado pelas leituras e interpretações feitas pelos sujeitos por meio de imagens. A realização deste trabalho fundamenta-se na teoria semiótica e do discurso, e da estrutura discursiva, já que a imagem passa pelo olhar de um sujeito. A problemática do presente estudo consiste em saber: como se dá a participação do sujeito leitor na formação de sentidos da fotografia? Sendo assim o objetivo do estudo consiste em realizar uma análise discursiva dos significados criados pelos sujeitos a partir da imagem fotográfica sobre a violência na infância. Os objetivos específicos desta pesquisa são: descrever os principais conceitos da teoria dos signos, caracterizar a semiótica, compreender as relações entre a linguagem verbal e não verbal a partir da leitura das imagens. O fato de vivermos rodeados de imagens, as quais possuem várias significações, e sendo a fotografia formadora de opinião, fazendo dela um objeto de interesses ideológicos capazes e persuadir o público, levou-me a escolher a análise da fotografia. Nas análises deste estudo, revelou-se grande subjetividade, esta não segue um padrão, ela sofre influências da cultura e das experiências adquiridas pelo sujeito, comprovando que realmente uma fotografia remete várias significações.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Márcia Andréa dos
dc.contributor.referee1Santos, Márcia Andréa dos
dc.contributor.referee2Muniz, Maria Ieda Almeida
dc.contributor.referee3Zuffo, Darci
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2015_1_09.pdf853,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.