Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14753
Título: | Alguns pré (textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista |
Título(s) alternativo(s): | Some pre (texts) in Belchior songs in a vainglorious Brazil |
Autor(es): | Silva, Eder Deivid da |
Orientador(es): | Lima, Marcos Hidemi de |
Palavras-chave: | Compositores Ditadura Censura Composers Dictatorship Censorship |
Data do documento: | 24-Jun-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SILVA, Eder Deivid da. Alguns pré (textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo as canções “Pequeno mapa do Tempo” e “Caso comum de trânsito” compostas pelo poeta compositor nordestino Belchior e gravadas no álbum Coração Selvagem (1977). Essas e outras canções foram totalmente ou parcialmente interditadas pela censura vigente na ditadura militar brasileira (1964-1985). O objetivo principal foi analisar os pré (textos) que se encontram presentes nas canções do compositor nordestino Belchior em relação aos argumentos empregados pelos censores da ditadura militar brasileira para proibir totalmente ou parcialmente a divulgação das canções de Belchior. Para isso, propomo-nos a conhecer o contexto político, cultural e histórico das produções das canções de Belchior, bem como entender as relações de intertextualidade com os textos preexistentes e existentes das décadas de 1960 e 1970. Belchior se mostra um poeta compositor que diversifica vários elementos para usufruí-los na elaboração das suas canções. Ademais, no decorrer da análise constatou-se uma forte presença de elementos intertextuais nas suas composições lítero-musicais. Enfim, Belchior se mostra um poeta compositor multifacetado que pensou e questionou a realidade da ditadura militar em nosso país. Esse poeta de várias faces incomodava o regime militar, pois o mesmo em seu aspecto revolucionário e Marginal sempre exprimiu reflexões pungentes e realistas sobre as atrocidades que o governo militar cometia. |
Abstract: | The object of study of this work are the songs "Pequeno mapa do Tempo" and "Caso comum de trânsito", composed by the Northeast poet and songwriter Belchior and recorded on the album Coração Selvagem (1977). These and the other songs were totally or partially blocked by the censorship in Brazilian dictatorial period (1964-1985). The main objective was to analyze the pre (texts) present in the songs of the northeastern songwriter Belchior related to the arguments used by the censorship organs to prohibit totally or partially the propagation of Belchior's songs. Therefore, we propose to comprehend the political, cultural and historical context of the Belchior's productions, as well as understand the relations of intertextuality with pre-existing and existing texts of the 1960s and 1970s. Belchior show himself as a composer poet who diversifies several elements to use them in the preparation of his songs. Moreover, during the analysis it was found a strong presence of intertextual elements in his literary-musical compositions. In conlusion, Belchior shown himself as a multifaceted composer and poet who thought and questioned the reality of the military dictatorship in our country. This poet of many faces bothered the military regime, because even in his revolutionary and marginal aspect, he always expressed poignant and realistic reflections on the atrocities that the military government committed. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14753 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2015_1_04.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.