Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCossa, Matheus
dc.date.accessioned2020-11-18T14:26:01Z-
dc.date.available2020-11-18T14:26:01Z-
dc.date.issued2016-11-23
dc.identifier.citationCOSSA, Matheus. O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14747-
dc.description.abstractIn the order to discuss and present ways to improve the English Teaching in Basic Education, this final paper aims to present a interpretative qualitative research which investigated four university teachers’ conceptions regarding the use of literary texts in English Language classes in Basic Education. To achieve this goal, data were collected through semi-structured interviews made with four teachers from a federal university located in the Southwest of Paraná. The answers of the interviews were recorded in audio and transcribed for further analysis. In the analysis, the collected data were organized into thematic topics, following the conceptions that were brought up by the educators. The results of the analysis showed that since literary texts are authtentic and endowed with rich cultural content, they can contribute to an English language teaching that values students’ integral education. In addition, literature enables the student to acquire culture and language skills simultaneously with the critical appropriation of the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLínguas modernas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLanguages, Modern - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleO texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitáriospt_BR
dc.title.alternativeLiterary text in english language classes of basic education: teachers educators’conceptionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de discutir e apresentar formas de melhorar o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista que investigou as concepções de quatro professores universitários quanto à utilização de textos literários nas aulas de Língua Inglesa na Educação Básica. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com quatro professoras de uma universidade federal localizada no Sudoeste do Paraná. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Na análise os dados das entrevistas foram organizados em tópicos temáticos, seguindo as concepções levantadas pelos professores. Os resultados da análise revelam que os textos literários, por se tratarem de textos autênticos e dotados de conteúdo cultural rico, podem contribuir para um ensino de Língua Inglesa que prese pela formação integral do sujeito, uma vez que a Literatura oportuniza ao aluno a aquisição de competências culturais e linguísticas simultaneamente com a apropriação crítica da língua.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee2Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee3Zago, Leandro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_21.pdf589,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.