Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTesser, Marcielen Rejane
dc.date.accessioned2020-11-18T14:25:45Z-
dc.date.available2020-11-18T14:25:45Z-
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.citationTESSER, Marcielen Rejane. A literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14741-
dc.description.abstractThis paper presents a comparative analysis between two textbooks used in the early years of high school in public schools in the municipality of Marmeleiro- PR. Discusses how is the approach to literature in these materials establishing a brief review of the history of the use of the textbook in the classroom. Presents what is the Plano Nacional do Livro Didático as well as the characteristics of books “Português Linguagens” and “Língua Portguesa” established by the Guia dos “Livros Didáticos” - PNLD 2015. Through an analysis of proposals for reading and comprehension activities presented in textbooks for work with the text, the study found, by means of a comparative table, which is the approach used in relation to literature in analyzed textbooks. Brings as a result of the study consideration of a new way of presenting literature in textbooks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.titleA literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativapt_BR
dc.title.alternativeLiterature in portuguese language textbooks: a comparative analysispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise comparativa entre dois livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Médio de escolas públicas do município de Marmeleiro- PR. Discute como é feita a abordagem da literatura nesses materiais, bem como estabelece um breve retrospecto do histórico do uso do livro didático em sala de aula. Apresenta o que é o Plano Nacional do Livro Didático e as principais características dos livros Português Linguagens e Língua Portuguesa estabelecidas pelo Guia dos Livros Didáticos – PNLD 2015. Através de uma análise das propostas de leituras e das atividades de compreensão apresentadas nos livros didáticos para o trabalho com o texto, o estudo verifica, por meio de uma tabela comparativa, qual é a abordagem utilizada em relação à literatura nos livros analisados. Traz como resultado do estudo considerações sobre a forma como a literatura nos é apresentada nos materiais estudados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee1Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee2Teis, Denize Terezinha
dc.contributor.referee3Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2015_2_05.pdf820,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.