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Título: Um olhar sobre as práticas de linguagem a partir do PIBID: a voz do professor de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): A look about the language practices through PIBID: the voice of the portuguese language teacher
Autor(es): Kessler, Rafaela
Orientador(es): Santos, Márcia Andréa dos
Palavras-chave: Análise do discurso
Linguagem e educação
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Prática de ensino
Discourse analysis
Language and education
Language and languages - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 23-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KESSLER, Rafaela. Um olhar sobre as práticas de linguagem a partir do PIBID: a voz do professor de língua portuguesa. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Essa proposta de trabalho surgiu da experiência como bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Letras da UTFPR – Pato Branco. Ao observar algumas aulas, notou-se que a prática pedagógica de alguns professores não condizia com o esperado pelos documentos oficias de ensino. Assim sendo, buscou-se fazer um estudo acerca da concepção de língua e linguagem de professores de língua portuguesa da educação básica de ensino. Na análise procurou-se examinar e compreender a concepção de língua e linguagem desses professores por meio de seu discurso e como essa concepção interfere em sua prática pedagógica. O trabalho desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas para quatro professores que atuam na rede estadual de ensino. Como base teórica, utilizou-se de um estudo, no qual abordaram-se alguns conceitos sobre a concepção de língua e linguagem estruturalista e sociointeracionista, além de conceitos de base teórica da Análise de Discurso, como discurso e enunciado, condições de produção, interdiscurso, formações imaginárias, paráfrase, polissemia, ideologia e formação discursiva. Ao término do estudo, concluiu-se que dois professores concebem a língua a partir de uma concepção estruturalista pois suas práticas parecem estar alicerçadas neste viés. Os outros dois docentes concebem a língua(gem) a partir de uma concepção sociointeracionista, logo, apresentam em seus discursos outras formas de compreender e ensinar a língua.
Abstract: This work proposal arose from the experience of a scholarship PIBID's Degree in Letters of UTFPR - Pato Branco. By observing a few classes, it was noted that the pedagogical practice of some teachers did not match the expected by official documents of education. Therefore, we tried to do a study on the concept of Portuguese teachers of language in school basic education. The analysis sought to examine and understand the concept of language of these teachers through his speech and how this conception interfere in their practice. The work evolved from semi-structured interviews applied to four teachers working in public schools. As a theoretical basis, it was used in a study in which approached up some concepts on the design language and structuralist and sociointeractionist language, and concepts of theoretical basis of Discourse Analysis, as speech and utterance, production conditions, interdiscourse , imaginary formations, paraphrase, polysemy, ideology and discursive formation. At the end of the study, it was concluded that two teachers conceive of language from a structuralist conception because their practices seem to be underpinned this bias. The other two teachers conceive language from a sociointeractionist design, logo, present in his speeches other ways to understand and teach the language.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14736
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