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Título: O mito de Pandora: dissimulação e máscara em Eugênia e Eulália
Título(s) alternativo(s): Pandora’s myth: dissimulation and mask in Eugênia and Eulália
Autor(es): Silva, Patricia Ribeiro da
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Literatura comparada
Mulheres na literatura
Identidade de gênero na literatura
Personagens e características
Literature, Comparative
Women in literature
Gender identity in literature
Characters and characteristics
Data do documento: 25-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Patricia Ribeiro da. O mito de Pandora: dissimulação e máscara em Eugênia e Eulália. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho visa delinear o perfil das personagens Eugênia e Eulália, do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, baseando-se na relação que há nesta obra do escritor com a representação da figura feminina e também com a presença subjacente do mito de Pandora que assinala ambas as protagonistas. Em suma, a pesquisa tem o intuito de discutir, por meio das atitudes das duas personagens, qual a abordagem do narrador em relação à mulher na sociedade brasileira e responder à seguinte indagação: serão as marcas da sociedade patriarcal oitocentista os motivos que levam o narrador a desconstruir a representação das personagens Eugênia e Eulália na obra? Ao realizar a análise foram utilizados estudos sobre a estrutura da sociedade do século XIX e a posição da mulher nessa época, bem como a teorização fornecida por alguns críticos e historiadores da literatura, sobretudo Alfredo Bosi (2015), John Gledson (2006), Luis Filipe Ribeiro (2008) e Roberto Schwarz (2012), por intermédio da qual se buscou evidenciar que ambas as figuras femininas abordadas configuram-se pela ótica maldosa de um narrador masculino.
Abstract: This work aims to delineate the profile of the characters Eugênia and Eulália, from the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas, written by Machado de Assis, based on the relationship that there is in this writer's work with the representation of the female figure and also with the underlying presence of Pandora’s myth which marks both protagonists. In sum, this research aims to discuss, through the attitudes of both characters, what the narrator's approach is in relation to the women in Brazilian society and answer the following inquiry: will be the marks of nineteenth-century patriarchal society the reasons that lead the narrator to deconstruct the representation of characters Eugênia and Eulália in this writer's work? During the performance of the analysis, studies about the structure of the nineteenth century’s society and the women’s position at that time were used, as well as the theorizing supplied by some critics and historians of literature, especially Alfredo Bosi (2015), John Gledson (2006), Luis Filipe Ribeiro (2008) and Roberto Schwarz (2012), by which it sought to evidence that both female figures designing by the malicious view of a male narrator.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14735
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