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dc.creatorFaedo, Camila Wessler
dc.creatorFurlan, Pricila Kátia
dc.date.accessioned2020-11-18T14:25:24Z-
dc.date.available2020-11-18T14:25:24Z-
dc.date.issued2015-06-22
dc.identifier.citationFAEDO, Camila Wessler; FURLAN, Pricila Kátia. O processo: a dimensão do sonho em uma leitura de Orson Welles. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14733-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the homonymous adaptation by Orson Welles, of the book “The trial” by Franz Kafka. Firstly, the work intends to show reflections about some theories that based our analysis of Kafka’s work, as well as studies about the mode of write and relevant aspects of Kafka’s poetic. After that, this work brings theories about adaptation, both generally and specifically in this work, dealing with film adaptations of literary works, inspired in important studies such as Linda Hutcheon and Robert Stam. The analysis of the Welles’s adaptation begins with the comparison and differentiation of written language for the filmic language to understand the transposition’s mode of literary work to cinematography mode, and therefore the stylistic’s resources used by Welles. Thus, this study is the analysis of the film as an atmosphere of dream, used by the director as a form of critique of society, perspective already explored by Kafka in his book.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAdaptações para o cinemapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectCinema - Análisept_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectFilm adaptationspt_BR
dc.subjectMotion-pictures and literaturept_BR
dc.subjectMotion pictures - Analysispt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleO processo: a dimensão do sonho em uma leitura de Orson Wellespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo uma análise da adaptação homônima de Orson Welles, da obra O Processo, de Franz Kafka. Em primeira instância, o trabalho visa apresentar reflexões a respeito de algumas teorias que basearam a nossa análise da obra de Kafka, bem como estudos sobre o modo de escrever e aspectos relevantes da poética desse autor. Em segundo lugar, o trabalho traz teorias sobre a adaptação, tanto de modo geral como mais especificamente no que compete ao nosso trabalho, tratando das adaptações cinematográficas de obras literárias, à luz de importantes estudos como os de Linda Hutcheon e Robert Stam. A análise da adaptação do diretor estadunidense parte da comparação e posterior diferenciação da linguagem escrita para a linguagem fílmica, de forma a entender o modo de transposição da obra literária para o meio cinematogáfico e, por conseguinte, os recursos estilísticos empregados por Welles. Dessa forma, o presente estudo parte da análise do filme como uma atmosfera de sonho, utilizada pelo diretor como forma de crítica à sociedade, perspectiva já explorada por Kafka em seu livro.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo
dc.contributor.referee1Fioruci, Wellington Ricardo
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Hidemi de
dc.contributor.referee3Ruffini, Mirian
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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