Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancio, Milena Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-18T14:25:15Z-
dc.date.available2020-11-18T14:25:15Z-
dc.date.issued2016-11-22
dc.identifier.citationFRANCIO, Milena Fernanda. A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729-
dc.description.abstractThis study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to implement a new vision about the way human being have being relating themselves with the envoirnment. Supported by its own ethic and principles, we tried, by this pratical proposal of building an alternative classroom, transpose Permaculture’s tecniques to the scholar perspective didatics. Ultimately, with this project we want to make a defense of public school, to democratizate its resourses and evolution of the ways teaching is conceived.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPermaculturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntroposofiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPermaculturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAntroposofiapt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleA linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes à execução de um espaço pedagógico alternativo, intitulado “Jardim Literário”. Construído em um colégio da rede estadual de ensino de Pato Branco, esta proposta tem como princípio a aplicação das técnicas da Permacultura. Este conceito australiano nasceu nos anos 70 com o fim de criar uma nova visão sobre a maneira que o homem vem se relacionando com seu meio de intervenção. Construída a partir de uma ética e princípios próprios, tentaremos com a execução prática de uma sala de aula alternativa, transpor as ténicas da Permacultura para a didática escolar. Por fim, fazemos com este projeto uma defesa da escola pública, na democratização de seus recursos e na evolução das suas formas de conceber o ensino.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Márcia Andréa dos
dc.contributor.referee1Santos, Márcia Andréa dos
dc.contributor.referee2Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee3Farias, Nilson de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_23.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.