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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Koslinski, Eliza | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:24:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.citation | KOSLINSKI, Eliza. “Nós queremos uma escola diferente”: discursos acerca da Escola Quilombola Maria Joana Ferreira. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14720 | - |
dc.description.abstract | The proposed objective for this work was to understand how the speeches that come from quilombola’s school, as these speeches, in the voices of school officials, are construct and give support to an identity constitution. Since this is an ethnic-cultural community in particular we also aimed, to observe within the discourse, what are the specificities that guide the existence of a quilombola school in other words, why it is required and what are their conditions of existence. This research is justified by the need to understand the constitution of a living educational element in the society, having relevance because it is a research that permeates the identity comprehension, but that also seeks to observe the subjectivity of being quilombola. The data analyzed were drawn from a casual conversation discussion realized with quilombola school leaders and teachers from the Letras course, PIFIC participants Brazil-Angola, from the Universidade Tecnológica Federal do Paraná and exchange students coming from African countries. With the development of the study, the data was read, separated into categories of analysis, following the principles of discourse analysis of French orientation. The corpus was divided into three broad categories, for a better understanding of the study, they are: blackness issues: the quilombola being, that addresses identity formation issues of his being; resistant discourses : quilombola school why?, which deals with speeches expressing resistance to domination; and finally, the constitution of quilombola school, which seeks to understand around the identity construction of the school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Quilombos | pt_BR |
dc.subject | Group identity | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.title | “Nós queremos uma escola diferente”: discursos acerca da Escola Quilombola Maria Joana Ferreira | pt_BR |
dc.title.alternative | “We want a different school”: discourses about the Quilombola School Maria Joana Ferreira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo proposto para este trabalho foi o de compreender como se constituem os discursos oriundos da escola quilombola, como tais discursos, nas vozes de dirigentes da escola, se constroem e dão suporte a uma constituição identitária. Por se tratar de uma comunidade étnico-cultural, em específico, buscou-se também observar quais são as especificidades que norteiam a existência de uma escola quilombola, ou seja, porque ela se faz necessária e quais são suas condições de existência. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender a constituição de um elemento educacional vivo na sociedade, possuindo relevância por se tratar de uma pesquisa que perpassa a compreensão identitária, mas que também busca observar a subjetividade do ser quilombola. Os dados analisados foram coletados de uma conversa informal realizada com dirigentes da escola quilombola e professores da área de Letras, participantes do PIFIC – Brasil-Angola, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e alunos de intercâmbio vindo de países da África. Com o desenvolver do estudo, os dados foram lidos e separados em categorias de análise, seguindo os princípios da análise do discurso. Dividiu-se o corpus em três grandes categorias para a análise para a melhor compreensão do estudo, sendo elas: questões de negritude: o ser quilombola, que aborda questões de constituição de identidade do próprio ser quilombola; falas resistentes: escola quilombola por quê?, que trata dos discursos que expressam resistência contra a dominação; e por último, a constituição da escola quilombola, que busca a compreensão em torno das constituição identitária da própria escola. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Márcia Andréa dos | |
dc.contributor.referee1 | Santos, Márcia Andréa dos | |
dc.contributor.referee2 | Teis, Denize Terezinha | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Anselmo Pereira de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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