Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14709
Título: | Coincidências narrativas entre Harry Potter e a pedra filosofal e Percy Jackson e o ladrão de raios |
Autor(es): | Souza, Vanessa Fátima Moraes de |
Orientador(es): | Tonus, Loraci Hofmann |
Palavras-chave: | Literatura comparada Literatura infantojuvenil Intertextualidade Literature, Comparative Juvenile literature Intertextuality |
Data do documento: | 17-Out-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SOUZA, Vanessa Fátima Moraes de. Coincidências narrativas entre Harry Potter e a pedra filosofal e Percy Jackson e o ladrão de raios. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. |
Resumo: | Ao ler as obras Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, e Percy Jackson e o Ladrão de Raios, de Rick Riordan, observa-se que as narrativas possuem algumas coincidências, principalmente no que diz respeito aos personagens principais. Pode-se notar que, em ambos os livros, os escritores têm como personagem principal um adolescente que possui poderes especiais e que tem uma missão para seguir. Com o desenrolar das histórias, várias outras semelhanças vão aparecendo. Dessa forma, após fazer uma discussão sobre a literatura juvenil, sobre os elementos da narrativa, sobre literatura comparada e intertextualidade, este trabalho analisa o tempo, o espaço, os personagens, o narrador e as ações de ambas as histórias, e elenca os aspectos semelhantes entre as duas narrativas citadas. |
Abstract: | Reading the narratives Harry Potter and the Philosopher’s Stone, written by J.K. Rowling, and Percy Jackson and the Lightning Thief, written by Rick Riordan, it can be noted that the narratives have some similarities, mainly in what refers to the main character. It may be noted that in both books, the writers have a teenager as the main character. These teenagers have special powers and have a mission to follow. With the unfolding of the stories, several other similarities are appearing. So, after making a discussion about Teen Literature, Narrative Elements, Comparative Literature and Intertextuality, this work analyzes the setting, the characters, the narrator and the actions of both stories, and lists the similar aspects between the two cited narratives. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14709 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2012_2_2.pdf | 528,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.