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dc.creatorMorais, Daniele Carla de
dc.date.accessioned2020-11-18T14:24:10Z-
dc.date.available2020-11-18T14:24:10Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationMORAIS, Daniele Carla de. O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14696-
dc.description.abstractThis study is a bibliographical research that reflects on how the activities with phonological awareness, ability to reflect on the sounds of words, involving the levels, syllabic, intrassilabic and phonemic, can be addressed inside the classroom. Since this is an essential practice for children who are inserted in the initial literacy’s phase. According with research conducted, phonological awareness is seen as a precursor to reading and writing learning. Being an abilityf reflection upon sounds, manipulation and segmentation of words, the phonological awareness helps in the grapheme / phoneme relationship, an essential factor for learning reading and writing development. In this sense, the work’s main objective is reflecting about what the phonological awareness’s contributions to the learning of reading and writing of children in the initial literacy’s phase. Are for the demonstration of the exercises of phonological awareness, from the levels, three reference bases have been designated: Adams (2006), Almeida and Duarte (2003) and Ilha et al (2017). Two activities of each level, syllabic, intrassilabic and phonemic, of each author were selected for the analysis, following the age and grade criteria in which the child is inserted. The activities of the syllabic, interssilabic and phonemic levels demonstrated a significant role in the initial phase of literacy, through exercises such as synthesis, segmentation, identification of initial and final syllables, rhyming identification, manipulation and, among others, which help the child to reflect on the word and its sound structure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleO trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramentopt_BR
dc.title.alternativeThe work with phonological awareness and the implications in the initial phase of literacypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reflete sobre a forma como as atividades com consciência fonológica, capacidade de refletir sobre os sons das palavras, envolvendo os níveis: silábico, intrassilábico e fonêmico, podem ser abordadas dentro da sala aula; visto ser esta uma prática essencial para crianças que estão inseridas na fase inicial do letramento. De acordo com pesquisas realizadas, a consciência fonológica é vista como um precursor para a aprendizagem de leitura e escrita (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2011; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2012; CARDOSO-MARTINS, 1991; ALVES, 2012). Sendo uma habilidade de reflexão dos sons, manipulação e segmentação das palavras, a consciência fonológica auxilia na relação grafema/fonema, fator essencial para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é refletir sobre quais as contribuições da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças em fase inicial do letramento. Para a demonstração dos exercícios de consciência fonológica, a partir dos níveis, foram designadas três bases referenciais, são elas: Adams (2006), Almeida e Duarte (2003) e Ilha et al (2017). Foram selecionadas duas atividades de cada nível, silábico, intrassilábico e fonêmico, de cada autor, para a análise, seguindo os critérios de idade e ano em que a criança está inserida. As atividades dos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico demostraram ter um papel significativo na fase inicial da alfabetização e letramento, por meio de exercícios como, síntese, segmentação, identificação de sílabas iniciais e finais, identificação de rima, manipulação, e entre outros, os quais, auxiliam a criança a refletir sobre a palavra e sua estrutura sonora.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee2Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee3Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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