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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14692
Título: | O lúdico e o afeto no ensino-aprendizagem de língua inglesa com crianças de 3 anos de idade |
Título(s) alternativo(s): | Ludic and affection in the English teaching-learning with children of three years old |
Autor(es): | Santos, Kelli Cristina Carlin dos |
Orientador(es): | Denardi, Didiê Ana Ceni |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Educação de crianças Afeto (Psicologia) Língua inglesa Teaching - Aids and devices Early childhood education Affect (Psychology) English language |
Data do documento: | 14-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SANTOS, Kelli Cristina Carlin dos. O lúdico e o afeto no ensino-aprendizagem de língua inglesa com crianças de 3 anos de idade. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar a presença do lúdico e do afeto no ensino-aprendizagem de Língua inglesa com crianças de três anos de uma escola privada de Educação Infantil, localizada na cidade de Pato Branco/PR. O estudo baseia-se nos pressupostos da Teoria Sociocultural proposta por Vigotski (2007), comentada e discutida por Oliveira (2003) e se constitui na modalidade pesquisa-ação (GREENWOOD; LEVIN, 2010). Nesse sentido, e procurando seguir o planejamento anual da disciplina Língua Inglesa da referida escola, um projeto de trabalho com foco no ensino de vocabulário sobre as partes do corpo humano foi elaborado e aplicado pela pesquisadora em quatro aulas de Inglês com crianças de três anos da turma Maternal IV. As aulas foram áudio e vídeo gravados e na sequência excertos pertinentes ao tema da pesquisa foram selecionados e transcritos para o estudo. A análise foi desenvolvida à luz dos estudos de Tonelli (2005), Rocha (2007) com relação ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças; Moyles (2002), Cristovão e Gamero (2009), Vigotski (2010) e; Figueira (2010) com relação a ludicidade e afetividade. Os resultados alcançados mostram que a ludicidade e o afeto, acontecem de maneira conjunta, possibilitando muito mais que diversão, ou seja, favorecendo também o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo das crianças. |
Abstract: | This study aims to investigate the presence of ludic and affection in English-language teaching-learning with three years old children, in a kindergarten school, located in the city of Pato Branco/PR. The study is based on the postulates of the Sociocultural Theory proposed by Vigotski (2007), commented and discussed by Oliveira (2003), and constituted research-action modality (GREENWOOD; LEVIN, 2010).This way and attempting to follow the annual plan of the discipline English Language of the referred school, a project of study focused on the teaching of vocabulary about the parts of the human body was elaborated and applied by the researcher in four English classes to children with three years old of the class Maternal IV.. The classes were audio and video recorded and in sequence excerpts pertinent to the theme of the research were selected and transcribed for the study. The analyses were developed according to studies by Tonelli (2005), Rocha (2007) in relation to teaching-learning English Language for children; Moyles (2002), Cristovão and Gamero (2009), Vigotski (2010) and Figueira (2010), in relation the ludic and affection. The results achieved show that the ludic and affection happen together, providing much more than fun, in the other words, also favoring the children’s affective, social and cognitive development. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14692 |
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