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dc.creatorRosa, Vanessa Batista
dc.date.accessioned2020-11-18T14:23:58Z-
dc.date.available2020-11-18T14:23:58Z-
dc.date.issued2017-12-01
dc.identifier.citationROSA, Vanessa Batista. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14688-
dc.description.abstractThe objective of this study is to construct an interactionist dimension in the Portuguese Language classes in the 3rd year of the School of Basic Education. In this way, the discursive genres chosen for the work with the textual practice of theories on Textual Linguistics and Social Psychology because of the studies on Sociodiscursive Interactionism. With this, the organization of teaching and learning would be through the opinion debate and opinion article, with the understanding of the structure of the two genres in the oral and written way. The method for the construction of the activities with examples, are of bibliographic character, with methodology in the qualitative research, since the theories of Vygotsky (2003), Bronckart (2012), Dolz and Schneuwly (2004), Bakhtin (2003, 2004) among others for the construction of the proposal of didactic sequence with all the examples with activities for the application of the teacher. These are basic foundations to delimit the conception of language and the insertion of the genres in an interactionist perspective, being that there are other authors with readings on the same theoretical survey. In addition, it is important to emphasize the organization and planning of activities organized in didactic sequences with prototypes, in the case of this proposal, a mixture between explanatory and argumentative sequence for the construction of argumentation and exemplification through the model of "ideal didactics" guided by Interactionism Sociodiscursivo. Then, the contributions related to the activities are intended to demonstrate to teachers the benefits of this work; with the communicative and genre duality that collaborates with the development of students textual skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectDebates and debatingpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.titleProposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opiniãopt_BR
dc.title.alternativeProposal of a didactic sequence: contributions of interactionism sociodiscursive for the construction of opinion articlespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo para a realização desse estudo é construir uma dimensão interacionista nas aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Médio da Educação Básica. Adequando com isso, os gêneros discursivos escolhidos para o trabalho com a prática textual às teorias acerca da Linguística Textual e Psicologia Social por causa dos estudos sobre o Interacionismo Sociodiscursivo. Com isso a organização do ensino e aprendizagem seria por meio do debate de opinião e artigo de opinião, com a compreensão da estrutura dos dois gêneros na via oral e escrita. O método para a construção das atividades com exemplos, são de cunho bibliográfico, com metodologia na pesquisa qualitativa, uma vez que foram utilizadas teorias de Vygotsky (2003), Bronckart (2012), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (2003, 2004) entre outros para a construção da proposta de sequência didática com todos os exemplos com atividades para a aplicação do professor. Essas são fundamentações básicas para delimitar a concepção de língua e linguagem e a inserção dos gêneros na perspectiva interacionista, sendo que há outros autores com releituras sobre o mesmo levantamento teórico. Além disso, é importante enfatizar a organização e planificação de atividades organizadas em sequências didáticas com protótipos, no caso dessa proposta, uma mescla entre sequência explicativa e argumentativa para a construção da argumentação e exemplificação por meio do modelo da “didática ideal” orientado pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Então, as contribuições referentes às atividades têm por finalidade demonstrar aos professores os benefícios desse trabalho; com a dualidade comunicativa e de gênero que colabora com o desenvolvimento das habilidades textuais dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.advisor-co1Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee2Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee3Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee4Santos, Márcia Andréa dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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