Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14688
Título: Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião
Título(s) alternativo(s): Proposal of a didactic sequence: contributions of interactionism sociodiscursive for the construction of opinion articles
Autor(es): Rosa, Vanessa Batista
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Discussões e debates
Análise do discurso
Gêneros literários
Teaching - Methodology
Debates and debating
Discourse analysis
Literary form
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Vanessa Batista. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O objetivo para a realização desse estudo é construir uma dimensão interacionista nas aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Médio da Educação Básica. Adequando com isso, os gêneros discursivos escolhidos para o trabalho com a prática textual às teorias acerca da Linguística Textual e Psicologia Social por causa dos estudos sobre o Interacionismo Sociodiscursivo. Com isso a organização do ensino e aprendizagem seria por meio do debate de opinião e artigo de opinião, com a compreensão da estrutura dos dois gêneros na via oral e escrita. O método para a construção das atividades com exemplos, são de cunho bibliográfico, com metodologia na pesquisa qualitativa, uma vez que foram utilizadas teorias de Vygotsky (2003), Bronckart (2012), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (2003, 2004) entre outros para a construção da proposta de sequência didática com todos os exemplos com atividades para a aplicação do professor. Essas são fundamentações básicas para delimitar a concepção de língua e linguagem e a inserção dos gêneros na perspectiva interacionista, sendo que há outros autores com releituras sobre o mesmo levantamento teórico. Além disso, é importante enfatizar a organização e planificação de atividades organizadas em sequências didáticas com protótipos, no caso dessa proposta, uma mescla entre sequência explicativa e argumentativa para a construção da argumentação e exemplificação por meio do modelo da “didática ideal” orientado pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Então, as contribuições referentes às atividades têm por finalidade demonstrar aos professores os benefícios desse trabalho; com a dualidade comunicativa e de gênero que colabora com o desenvolvimento das habilidades textuais dos alunos.
Abstract: The objective of this study is to construct an interactionist dimension in the Portuguese Language classes in the 3rd year of the School of Basic Education. In this way, the discursive genres chosen for the work with the textual practice of theories on Textual Linguistics and Social Psychology because of the studies on Sociodiscursive Interactionism. With this, the organization of teaching and learning would be through the opinion debate and opinion article, with the understanding of the structure of the two genres in the oral and written way. The method for the construction of the activities with examples, are of bibliographic character, with methodology in the qualitative research, since the theories of Vygotsky (2003), Bronckart (2012), Dolz and Schneuwly (2004), Bakhtin (2003, 2004) among others for the construction of the proposal of didactic sequence with all the examples with activities for the application of the teacher. These are basic foundations to delimit the conception of language and the insertion of the genres in an interactionist perspective, being that there are other authors with readings on the same theoretical survey. In addition, it is important to emphasize the organization and planning of activities organized in didactic sequences with prototypes, in the case of this proposal, a mixture between explanatory and argumentative sequence for the construction of argumentation and exemplification through the model of "ideal didactics" guided by Interactionism Sociodiscursivo. Then, the contributions related to the activities are intended to demonstrate to teachers the benefits of this work; with the communicative and genre duality that collaborates with the development of students textual skills.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14688
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_32.pdf993,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.