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dc.creatorPessoa, Mariana
dc.date.accessioned2020-11-18T14:23:50Z-
dc.date.available2020-11-18T14:23:50Z-
dc.date.issued2017-11-30
dc.identifier.citationPESSOA, Mariana. A poética nas canções de Criolo: rap e vivências. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14682-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the lyrics of the songs "Sucrilhos" and "Duas de Cinco", by the rapper Criolo, from São Paulo, verifying the poetic and aesthetic resources contained in the songs, as well as ideological and historical positions, engaged discourse and black empowerment and peripheral that permeate the constructions of meaning of these musical productions. For this proposal of analysis were adopted some theorizations that approach music and poetry, made by Glauco Mattoso (1981), Italo Moriconi (2002) and Enzo Minarelli (2010). In questions that surround the historicity of the Hip Hop cultural movement, relations and conflicts with the cultural industry and the musical making of rap, considerations of José Gomes da Silva (1998, 1999), Ricardo Teperman (2015) Roberto Camargos (2015) were used. Besides the support of video documents about the life and work of rapper Criolo. This study exalts the complexity of the rap songs, which are still stigmatized, showing the aesthetic values that permeate the productions allied to the history in which the musical making of the genre was developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectHip-hoppt_BR
dc.subjectRap (Music)pt_BR
dc.subjectMusic and languagept_BR
dc.subjectMusic appreciationpt_BR
dc.titleA poética nas canções de Criolo: rap e vivênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe poetic in Criolo’s songs: rap and experiencespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a analisar as letras das canções “Sucrilhos” e “Duas de Cinco”, do rapper paulistano Criolo, verificando os recursos poéticos e estéticos presentes nas canções, além dos posicionamentos ideológicos e históricos, o discurso engajado e o empoderamento negro e periférico que permeiam as construções de sentido dessas produções musicais. Para tal proposta de análise são empregadas algumas teorizações que aproximam música e poesia, efetuadas por Glauco Mattoso (1981), Italo Moriconi (2002), Enzo Minarelli (2010). Em questões acerca da historicidade do movimento cultural do Hip Hop, relações e conflitos com a indústria cultural e o fazer musical do rap, são utilizadas, principalmente, as considerações de José Gomes da Silva (1998; 1999), Ricardo Teperman (2015), Roberto Camargos (2015), além do apoio de documentos em vídeo sobre a vida e obra do rapper Criolo. Esse estudo exalta a complexidade das músicas de rap, que ainda são estigmatizadas, mostrando os valores estéticos que permeiam as produções aliados à história em que se desenvolveu o fazer musical do gênero.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de
dc.contributor.referee1Camilotti, Camila Paula
dc.contributor.referee2Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.contributor.referee3Fioruci, Wellington Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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