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Título: Reformulação por sinonímia lexical no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião
Título(s) alternativo(s): Repair by lexical synonymy in the process of writing and rewriting of opinion articles
Autor(es): Aiolfi, Gabriela Paulina Aparecida
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Textos - Estudo e ensino
Linguística
Textos - Gênero
Texts - Study and teaching
Linguistics
Texts - Gender
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: AIOLFI, Gabriela Paulina Aparecida. Reformulação por sinonímia lexical no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O foco deste trabalho é o estudo do texto em seu processo de produção. Assim, todas as hesitações, oscilações e reformulações fazem parte do texto aqui estudado. Com isso em vista, o objetivo desta pesquisa é o de identificar e analisar o fenômeno textual da reformulação por sinonímia lexical no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião. Os dados são tratados metodologicamente em três fases: produção, gravação e análise. A produção ocorreu na Oficina de Leitura Escritura e Reescritura de Artigos de Opinião, no ano de 2015. A gravação, concomitante à produção, foi realizada por meio de dois softwares: o AutoScreenRecorder e o Inputlog (LEIJTEN; VAN WAES, 2013). A análise consiste em, primeiramente, um mapeamento de todas as reformulações por sinonímia lexical que ocorreram no processo de produção de duas articulistas, acadêmicas de um curso de Licenciatura em Letras. Em um segundo momento, algumas reformulações são analisadas sob o foco da teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2016), da relação entre pensamento e linguagem de Vigotski (2008; 2009), da Atividade Reguladora e de domínio do gênero de Lima (2010; 2016), da questão do ethos de Amossy (2011) e Maingueneau (2011; 2014), dentre outros conceitos teóricos. Os resultados demonstram que a reformulação por sinonímia lexical indica desenvolvimento das articulistas, pois manifesta mecanismos que são aprimorados quando partem da inabilidade para a habilidade genérica.
Abstract: The focus of this work is the study of text in its process of production. Thus, all the hesitations, oscillations and repairs are part of text. That way, the aim of this research is to identify and analyze the textual phenomenon of repair by lexical synonymy in the process of writing and rewriting of opinion articles. The data are methodologically handled in three phases: production, recording and analysis. The production of the data happened in the Workshop of Reading, Writing and Rewriting of Opinion Articles, in 2015. The recording, concomitant to the production, was held by means of the softwares AutoScreenRecorder and Inputlog (LEIJTEN; VAN WAES, 2013). The analysis consists in, first, a mapping of all repairs by lexical synonymy that happened in the process of production of two writers, undergraduates of a Letters Teacher Certification Program. In a second moment, some repairs are analyzed under the focus of the theory of speech genres by Bakhtin (2016), of relation between thought and language by Vigotski (2008; 2009), of Regulating Activity and genre mastery by Lima (2010; 2016), of the ethos issue by Amossy (2011) and Maingueneau (2011; 2014), among other theoretical concepts. The results show that repair by lexical synonymy indicates development of the writers because it manifests mechanisms that are improved when they depart from generic inability towards generic ability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14661
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