Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14655
Título: | A morte da figura feminina enquanto prazer estético sob a perspectiva do gótico, em Berenice, Morella e Ligeia, de Edgar Allan Poe |
Título(s) alternativo(s): | The death of female figure as aesthetic pleasure under gothic's perspective, in Berenice, Morella and Ligeia, of Edgar Allan Poe |
Autor(es): | Parzianello, Isabela |
Orientador(es): | Stankiewicz, Mariese Ribas |
Palavras-chave: | Contos Identidade de gênero na literatura Mulheres na literatura Literatura comparada Short stories Gender identity in literature Women in literature Literature, Comparative |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | PARZIANELLO, Isabela. A morte da figura feminina enquanto prazer estético sob a perspectiva do gótico, em Berenice, Morella e Ligeia, de Edgar Allan Poe. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso considera a necessidade de representar a morte feminina das personagens Berenice, Morella e Ligeia, de Edgar Allan Poe, enquanto sublime, reconhecendo-a enquanto expressão artística e problematizando sua banalização em algumas áreas da crítica à arte; o gótico-romântico de Poe é aqui visto como propulsor de uma ruptura à esta cultura conservadora. Os teóricos utilizados para dissertar sobre arte são Arnold Hauser (1984; 1988) e Ersnt Gombrich (2011); já no que se utiliza sobre morte, Christian Riegel (1999) e Philippe Ariès (2012). O gótico-romântico é embasado através de Edmund Burke (1992), Fred Botting (2005; 2014) e Howard Lovecraft (1987), contextualizando com textos de Sigmund Freud (2006) e Tzvetan Todorov (2010) acerca do estranho e o fantástico; as personagens femininas do gótico de Poe foram analisadas através de Ruth Brandão (2006). Com isto, este trabalho busca manifestar a morte como libertadora da figura feminina nas artes, trazendo uma compreensão das manifestações no gótico-romântico. |
Abstract: | This course conclusion paper considers the necessity of representing female death in Berenice, Morella and Ligeia's characters by Edgar Allan Poe concerning the sublime, by recognizing it as an artistic expression and problematizing its banalization in some art criticism areas; Poe's gothic-romantic is seen as a propeller of rupture of this conservative culture. The theoretical author’s works used to discuss art are Arnold Hauser (1984; 1988) and Ersnt Gombrich (2011); on death, Christian Riegel (1999) and Philippe Ariès (2012). The gothic-romantic is based on Edmund Burke (1992), Fred Botting (2005; 2014) and Howard Lovecraft (1987); The feminine characters of Poe's gothics were analyzed by meaning of the theories of Ruth Brandão (2006). That being said, this study intends to display death as a liberator of the feminine figure in the arts, bringing a better understanding of the displays in the gothic-romantic work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14655 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2017_2_13.pdf | 823,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.