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Campo DCValorIdioma
dc.creatorValadão, Jessica Ribeiro
dc.creatorBetiol, Priscila Ribeiro
dc.date.accessioned2020-11-18T12:02:15Z-
dc.date.available2020-11-18T12:02:15Z-
dc.date.issued2015-11-17
dc.identifier.citationVALADÃO, Jessica Ribeiro; BETIOL, Priscila Ribeiro. Esclerometria como ferramenta de controle de qualidade para peças de concreto para pavimentação. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14456-
dc.description.abstractAlthough the term quality control has grown tremendously in recent centuries, it’s possible to see that humanity has always been concerned with this type of control, for example the Egyptian embalming. However, it is remarkable that with the increase of the manufacturing technology the quality control becomes increasingly necessary. Among the sectors that grew the most are the precast industry for construction, among which it can be highlighted the concrete pavers. The precast pieces are designed to increase productivity and theoretically the quality of the final product. One of the characteristics that are expected pre-molded parts is that their physical characteristics, such as compression resistence, are within a certain pattern established on specific standards. However, because the manufacturing process is very fast, which are made thousands of pieces per day, the quality control does not follow this reasoning. Generally the quality control is related to the compressive strength, which is usually determined by destructive testing. The destructive tests are carried out by presses, and can only give a final result at the age of 28 days. In order to expedite this process came about the possibility of using non-destructive testing, which in turn can be related to the destructive test at 28 days. Among the most common and viable destructive testing this the rebound hammer test, which determines hardness of parts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectConcreto - Testespt_BR
dc.subjectConcreto - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectConcreto pré-moldadopt_BR
dc.subjectPavimentos de concretopt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.subjectConcrete - Testingpt_BR
dc.subjectConcrete - Quality controlpt_BR
dc.subjectPrecast concretept_BR
dc.subjectPavements, Concretept_BR
dc.titleEsclerometria como ferramenta de controle de qualidade para peças de concreto para pavimentaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEmbora o termo controle de qualidade tenha crescido muito nos últimos séculos, é possível observar que a humanidade sempre se preocupou com este tipo de controle. Porém, é notável que com o aumento da tecnologia e a industrialização o controle de qualidade fique cada vez mais necessário. Entre os setores que mais cresceram estão a indústria de pré-moldados para a construção civil, dentre elas pode-se destacar a de peças de concreto para pavimentação. As peças de pré-moldados têm como objetivo aumentar a produtividade e teoricamente a qualidade do produto final. Uma das características que são esperadas de peças pré-moldadas são que suas características físicas, como a resistência à compressão, estejam dentro de um determinado padrão estabelecido em normas especificas. Porém, como o processo de fabricação é rápido, onde são feitos milhares de peças por dia, o controle de qualidade não acompanha este raciocínio. Geralmente o controle de qualidade está relacionado com a resistência à compressão, a qual é determinada usualmente por meio de ensaio destrutivo. Os ensaios destrutivos são realizados por prensas, e só fornecerá um resultado final com a idade de 28 dias. Com o objetivo de agilizar este processo surgiu a possibilidade da utilização de ensaios não destrutivos, que por sua vez, pode ser relacionado com o ensaio destrutivo aos 28 dias. Entre o ensaio destrutivo mais utilizado e viável está o ensaio de esclerometria, o qual determina dureza das peças.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Irrigaray, Mario Arlindo Paz
dc.contributor.referee1Irrigaray, Mario Arlindo Paz
dc.contributor.referee2Cézar Junior, Paulo
dc.contributor.referee3Tabalipa, Ney Lyzandro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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