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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14447
Título: | Concepção e dimensionamento de pontes em madeira roliça para estradas vicinais na região sudoeste do Paraná |
Autor(es): | Dala Costa, Bárbara Pergher Bessa, Felipe Costa |
Orientador(es): | Dias, Gustavo Lacerda |
Palavras-chave: | Pontes Construção de madeira Estruturas de madeira (Construção civil) Análise estrutural (Engenharia) Bridges Building, Wooden Wooden-frame buildings Structural analysis (Engineering) |
Data do documento: | 11-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DALA COSTA, Bárbara Pergher; BESSA, Felipe Costa. Concepção e dimensionamento de pontes em madeira roliça para estradas vicinais na região sudoeste do Paraná. 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar as recomendações para projeto, dimensionamento e disposições construtivas da superestrutura de pontes em madeira roliça, oriundo de madeiras de reflorestamento com diferentes vãos, com a finalidade de fornecer aos engenheiros, arquitetos, construtores e projetistas, orientações para o projeto e construção de pontes de baixo custo, adequada tecnologia, seguras, duráveis e sustentáveis. O conhecimento técnico adequado em estruturas de madeira é de fundamental importância para elaboração e construção de projeto de pontes de madeira, de forma a aperfeiçoar seu desempenho e reduzir seu custo de implantação. Para tanto, identificou-se as espécies de eucalipto presentes na Região Sudoeste do Paraná, bem como o tratamento utilizado. Além disso, verificou-se as máquinas agrícolas e veículos utilizados para transporte de grãos que necessitam transpor essas pontes. Através disso foi possível verificar o modelo estrutural mais adequado, bem como efetuar os cálculos necessários para o dimensionamento dessas pontes. Este sistema estrutural proporciona a economia e favorece o meio ambiente de forma sustentável. Observou-se que a largura das pontes de madeira não atende as dimensões das máquinas agrícolas dos produtores rurais da região, e nem o modelo estrutural existente está dimensionado para suportar as cargas que nele está aplicada. |
Abstract: | This research aims to present recommendations for project design and construction’s provisions for the superstructure of bridges in roundwood, derived from reforestation wood with different spans, in order to provide engineers, architects, builders and designers, guidelines for design and construction of low cost bridges, with appropriate technology, safety, durability and sustentability. Technical knowledge in suitable timber structures is of fundamental importance for the design and construction of wooden bridges, in order to improve their performance and reduce costs. To do so, native species of eucalyptus were identified, as well as the treatment methods used. Furthermore, the study considered the farm machinery and vehicles used for transporting the agricultural products - usually grains - that need to cross those bridges, to obtain the loads for the design of the bridges. Thereby it was possible to determine the most appropriate structural model, and to make the necessary calculations for the design of these bridges. This structural system provides the economy and benefits the environment sustainably. It was observed that the width of the wooden bridges do not meet the dimensions of agricultural machinery from farmers in the region, nor the existing structural model is dimensioned to withstand the loads that are imposed on them. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14447 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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