Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Domingos, Ana Paula | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-26T19:53:26Z | - |
dc.date.available | 2016-01-26T19:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-28 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, Ana Paula. Abordagem tecnológica para instrumentalização de educadores do ensino médio. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1440 | - |
dc.description | Acompanha: Manual didático para desenvolvimento da informática, enquanto ferramenta instrumentalizadora no ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract | The motivation for conducting this research was to conduct a study on the potential of information technology in the educational environment. The overall objective of the research was to assess the contributions of information technology as a tool instrumentalizing in high school. The same was done in a qualitative way to better observe the results. The specific objectives addressed during the study were selected because of the relevance of the purpose of the research which was to equip teachers with technologies that make up the Computer, evaluate the level of knowledge of teachers surveyed about the technologies that make up the IT and develop a tool to assist the teacher to make use of computer resources as a tool instrumentalizing in high school. The methodological approach of the research was conducted through workshops in Ponta Grossa, in the campus of the Federal Technological University of Paraná. This procedure sought to analyze the behavior of teachers with regard to the use of computers in school. The main findings were that most teachers used the computer so interdisciplinary in their disciplines and recognized its value as instrumentalizing tool knowledge, but admitted that sometimes passed technical difficulties with respect to information technology. Also reported the importance of teacher training in relation to computing as it is through them that we can update and reevaluate the methodology concepts of classes in the computer labs. The survey also confirmed that the teachers interviewed have knowledge of information technology and communication as educational sites, blogs and simulators and understand the importance of equipping students through interdisciplinary allied to computer classes, because it is a building process knowledge and can thus transpose the contents in a playful manner with the use of diverse media resources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Informatica | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | High school students | pt_BR |
dc.title | Abordagem tecnológica para instrumentalização de educadores do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A motivação para realização da presente pesquisa foi de realizar um estudo sobre a potencialidade da informática no ambiente educacional. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar as contribuições da informática enquanto ferramenta instrumentalizadora no ensino médio. A mesma foi realizada de modo qualitativo para melhor observância dos resultados. Os objetivos específicos abordados durante o trabalho foram selecionados devido à relevância do propósito da pesquisa o qual era instrumentalizar os professores com tecnologias que compõem a Informática, avaliar o nível de conhecimento dos professores pesquisados sobre as tecnologias que compõem a Informática e elaborar um instrumento que auxilie o professor a utilizar-se de recursos da informática enquanto ferramenta instrumentalizadora no ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa foi realizado por meio de oficinas em Ponta Grossa, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este procedimento procurou analisar o comportamento dos professores com relação à utilização da informática na escola. Os principais resultados encontrados foram que a maioria dos professores utilizavam a informática de modo interdisciplinar em suas disciplinas e reconheciam o seu valor como ferramenta instrumentalizadora de conhecimento, mas admitiram que, algumas vezes, passaram por dificuldades técnicas com relação à informática. Relataram também a importância da formação docente com relação a informática, pois é por meio delas que poderão atualizar conceitos e reavaliar a metodologia das aulas nos laboratórios de informática. A pesquisa confirmou ainda, que os professores entrevistados têm conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação como sites educativos, blogs e simuladores e compreendem a importância de instrumentalizar os alunos por meio da informática aliada a aulas interdisciplinares, por se tratar de um processo de construção do conhecimento, podendo, dessa forma, transpor os conteúdos de forma lúdica com o uso de recursos midiáticos diversificados. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Antonio Carlos de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Domingos, Ana_Paula_2014.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Domingos, Ana_Paula_2014_1.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.