Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZanotto, Denise do Carmo Farago-
dc.date.accessioned2016-01-26T19:12:30Z-
dc.date.available2016-01-26T19:12:30Z-
dc.date.issued2012-05-31-
dc.identifier.citationZANOTTO, Denise do Carmo Farago. A construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermas. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1438-
dc.descriptionAcompanha: No mundo das angiospermaspt_BR
dc.description.abstractThe increasing use of Information and Communication Technologies (ICT) make teachers adopt more educational software and, in some cases, create their own applications. The main goal of this work was to produce a multimedia software to support the teaching of angiosperms in elementary school. This dissertation presents criteria to be considered in selecting or implementing software for educational purposes and reports the design, implementation and evaluation of a multimedia application. The software was based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning of Richard Mayer and on the Meaningful Learning Theory of David Ausubel. The work invoved a multidisciplinary team. Research has shown that the computer acted as a motivating factor in learning and that the software was valid as a supporting material for the teaching of angiosperms. Besides the availability of the finished application, the contribution of the research is the possibility of re-application of the methodology in the construction of other multimedia educational softwares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o crescente emprego das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) é natural que professores procurem fazer uso de softwares educativos e, em certos casos, criem seus próprios aplicativos. O objetivo geral deste trabalho foi produzir um software multimídia para apoio ao aprendizado de angiospermas no ensino fundamental. Este trabalho apresenta critérios a serem considerados na seleção ou construção de softwares para fins educativos e relata o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software sobre angiospermas para o 7º ano do ensino fundamental. A implementação do software foi fundamentada na teoria da aprendizagem cognitiva por multimídia (CTML) à luz da aprendizagem significativa de David Ausubel. O desenvolvimento do produto contou com uma equipe multidisciplinar. A pesquisa mostrou que o uso do computador foi um fator motivador da aprendizagem e que o software funcionou como material de apoio ao ensino de angiospermas. Além da disponibilidade do aplicativo pronto, a contribuição desta pesquisa é a possibilidade de reaplicação da metodologia na construção de outros softwares multimídia educativospt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.advisor-co1Carletto, Márcia Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Zanotto, Denise do Carmo Farago_2012.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Zanotto, Denise do Carmo Farago_2012_1.zip14,9 MBZIPVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.