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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14377
Título: | Avaliação da necessidade de readequação de estradas rurais: estudo de caso em trecho de estrada não pavimentada no município de Pato Branco (PR) |
Autor(es): | Dias Junior, Gilson Dal Bosco Palaro, Kleber Leonardo |
Orientador(es): | Trombetta, Jairo |
Palavras-chave: | Estradas rurais Estradas - Manutenção e reparos Pavimentos Rural roads Roads - Maintenance and repair Pavements |
Data do documento: | 31-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DIAS JUNIOR, Gilson Dal Bosco; PALARO, Kleber Leonardo. Avaliação da necessidade de readequação de estradas rurais: estudo de caso em trecho de estrada não pavimentada no município de Pato Branco (PR). 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | As estradas tem a função de prover o fluxo de veículos e pessoas, acesso a mercadorias e serviços. Entre elas, ganham notoriedade as estradas não pavimentadas, as quais representam grande parcela de toda a malha viária nacional, e são responsáveis por ligar comunidades rurais aos centros urbanos. Diante da precariedade de muitas estradas não pavimentadas brasileiras, da falta de planejamento dos departamentos responsáveis pela manutenção e readequação dessas estradas frente às especificações de serviços e técnicas empregadas, e pelo alto custo de manutenção destas, objetivou-se avaliar as condições de um trecho de estrada não pavimentada do município de Pato Branco (PR), identificando seus principais defeitos, e, por meio de levantamento de dados topográficos, de tráfego e de características do solo, identificar as necessidades de readequação, propondo com isso algumas intervenções com o intuito de proporcionar maior durabilidade das condições da via e consequente redução do custo de manutenção. A avaliação mostrou que o trecho em estudo necessita de uma readequação, visto que, apresenta mau desempenho da superfície de rolamento e deficiência no sistema de drenagem, originando e agravando grande parte dos defeitos ali existentes. Diante disso, apresentou algumas intervenções que devem ser executadas para melhorar a condição de trafegabilidade da estrada e a posterior manutenção. |
Abstract: | Roads have the function of providing the flow of vehicles and people, access to goods and services. Among them, the unpaved roads, which represent a large portion of all national road network, have gained notoriety and are responsible for connecting rural communities to urban centers. Given the precariousness of many Brazilian unpaved roads, due to a lack of planning of the departments responsible for maintenance and a readjustment of these roads according to the service specifications and appropriate techniques, and because of their high cost of maintenance, the goal was to measure de conditions of a stretch of an unpaved road in the town of Pato Branco (PR), identifying its main defects, and, by raising the topographic and traffic data, and soil characteristics, identify the necessary readjustments, proposing therewith some interventions with the intention of providing more durability to road conditions and consequent reduction of maintenance cost. The evaluation showed that the stretch under study requires a readjustment, since it presents poor performance of the bearing surface and deficiency on the drainage system, originating and aggravating the majority of defects existing there. So, some interventions were presented that should be executed in order to improve the road trafficability condition and further maintenance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14377 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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