Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandéo, Manuella-
dc.date.accessioned2016-01-22T19:06:16Z-
dc.date.available2016-01-22T19:06:16Z-
dc.date.issued2013-09-14-
dc.identifier.citationCANDÉO, Manuella. Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir de filmes de cinema. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1435-
dc.descriptionProdução técnica disponível em: https://sites.google.com/site/actpormeiodefilmes/pt_BR
dc.description.abstractSchool education must go beyond the basic teachings, and it is necessary for schools and universities to form citizens capable of understanding the social relations of science and technology. For this reason, this work proposes the use of films to work with high school students and technical staff in the light of the theoretical and philosophical approach STS (Science Technology and Society). From a qualitative approach of interpretive nature, we analyze and interpret the object of study: film as a teaching strategy for the promotion of ACT (Scientific and Technological Literacy) . The analysis of the object is analyzed inductively. The study was conducted in two stages: 1 - movie selection, analysis and preparation of the script, which is part of the educational product of this dissertation, prepared by the researcher , and 2 - application of the participating teachers PARFOR ( The National Teacher Training Basic Education ) the environment of the images was the direct source for the data collection and the researcher was the mediator . We used the film as text, image and sound, and sought to present the studies that justify as a strategy for teaching and learning in the classroom and providing reflections on the social relations of science and technology. The main results show that using feature films is an effective teaching strategy for working with the CTS approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectMotion pictures in educationpt_BR
dc.titleAlfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir de filmes de cinemapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA educação escolar deve ir além dos ensinamentos básicos, e é preciso que as escolas e universidades formem cidadãos capazes de compreender as relações sociais da ciência e da tecnologia. Por este motivo, o presente trabalho propõe a utilização de filmes para trabalhar com estudantes do ensino médio e técnico à luz dos pressupostos teóricos e filosóficos do enfoque CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Sob uma abordagem metodológica qualitativa de natureza interpretativa, analisa-se e se interpretam o objeto de estudo: filmes como estratégia de ensino para a promoção da ACT (Alfabetização Cientifica e Tecnológica). A análise do objeto é analisado indutivamente. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: 1- seleção de filmes, análise e elaboração do roteiro, que faz parte do produto pedagógico desta dissertação, elaborado pela pesquisadora; e 2- aplicação com professores participantes do PARFOR (O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica) O ambiente imagético foi a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador foi o mediador. Utilizou-se o filme como texto, imagem e som e buscou-se apresentar os estudos que os justifiquem como estratégia de ensino e aprendizagem na sala de aula e que proporcionem reflexões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que utilizar filmes de cinema é uma estratégia de ensino eficiente para trabalhar com o enfoque CTS.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1Matos, Eloíza Aparecida Silva Ávila de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UTFPR_PPGECT_M_Candéo,Manuella_2013.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
UTFPR_PPGECT_M_Candéo,Manuella_2013_1.pdf311 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.