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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14251
Título: | O impacto da aplicação da CPC 27 nos índices de uma empresa de transporte |
Autor(es): | Souza, Valesca Maria de |
Orientador(es): | Silva, Marivânia Rufato da |
Palavras-chave: | Ativo imobilizado Controle de custo Contabilidade - Normas Permanent assets Cost control Accounting - Standards |
Data do documento: | 27-Jan-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SOUZA, Valesca Maria de. O impacto da aplicação da CPC 27 nos índices de uma empresa de transporte. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Considerando a mudança na perspectiva do cenário das empresas de transporte do estado do Paraná em decorrência da concorrência pública, e as alterações da legislação brasileira ao adaptar-se aos padrões internacionais, com a criação dos CPCs. Este estudo tem por objetivo analisar o impacto causado na estrutura e nos índices de uma empresa de transportes coletivos, a partir da avaliação e contabilização do ajuste a valor justo com base no custo atribuído na frota de ônibus da empresa. Após embasamento teórico referenciando os principais pontos sobre as transformações legislativas nacionais e a CPC 27, analisou-se o laudo de avaliação patrimonial da empresa e os motivos que a fizeram aplicar essa prática. Os índices foram comparados utilizando os balanços patrimoniais antes e depois do ajuste, chegando a valores melhores no último período, demonstrando os benefícios da utilização do método. |
Abstract: | Taking into account the change in the outlook of the transport companies scenario in the state of Paraná as a result of public competition, and changes in Brazilian law to adapt to international standards, with the creation of CPCs. This study aims to analyze the impact on the structure and contents of a public transportation company, from the valuation and accounting of the adjustment to present value based on the cost of the assigned bus company fleet. After referencing the main theoretical basis points on national legislation and CPC 27 changes, its analyzed the patrimonial appraisal report of the company and the reasons it had to apply this practice. The indices were compared using the patrimonial balance before and after adjustment, reaching better values in the last period, demonstrating the benefits of using the method. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14251 |
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