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Título: Análise da percepção acerca da contabilidade criativa sob a ótica de: acadêmicos, professores e profissionais da contabilidade do município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Analysis of the perception of creative accounting from the perspective of: academics, professors and accountants of the municipality of Pato Branco - PR
Autor(es): Melo, Paulo Cezar Martins de
Moura, Rafael Vedana de
Orientador(es): Dagostini, Luciane
Palavras-chave: Contabilidade
Contabilidade - Normas
Administração financeira
Accounting
Accounting - Standards
Financial management
Data do documento: 25-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MELO, Paulo Cezar Martins de; MOURA, Rafael Vedana de. Análise da percepção acerca da contabilidade criativa sob a ótica de: acadêmicos, professores e profissionais da contabilidade do município de Pato Branco - PR. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O termo “contabilidade criativa” surge para descrever a prática em que os contadores utilizam-se dos seus conhecimentos acerca das normas contábeis para apresentar demonstrações que reflitam os resultados desejados que nem sempre condizem com a realidade. Essa prática pode ser realizada para melhorar os resultados das empresas sem desrespeitar as normas, como também pode ser utilizada para manipulação dos resultados distorcendo completamente a realidade e criando uma imagem fiscal ou financeira desejada. Diante disso essa pesquisa tem como objetivo verificar o conhecimento acerca da contabilidade criativa perante as percepções de acadêmicos, professores e profissionais da contabilidade da cidade de Pato Branco - PR. Para alcançar o objetivo proposto foi feita uma pesquisa de levantamento de campo com uma abordagem quantitativa e descritiva. Em que foram aplicados questionários adaptado do estudo de Lemos (2017), para os acadêmicos e professores de três instituições de ensino superior de Pato Branco e também para os profissionais da cidade, onde houve 136 respostas. Concluiu-se que o tema “Contabilidade Criativa”, apesar de complexo, apresenta necessidade de estudo mais aprofundado acerca do tema, devido aos escândalos contábeis que aconteceram recentemente no Brasil. Por fim, evidenciou-se que os respondentes não apresentam um consenso sobre o tema proposto, o que ajuda a justificar o fato de não haver uma definição correta que caracterize o uso da contabilidade criativa.
Abstract: The term "creative accounting" emerges to describe the practice in which accountants use their knowledge about accounting standards to present statements that reflect desired outcomes that do not always reflect reality. This practice can be performed to improve corporate performance without disregarding standards, but it can also be used to manipulate results by completely distorting reality and creating a desired fiscal or financial image. Therefore, this research aims to verify the knowledge about creative accounting before the perceptions of academics, teachers and accounting professionals of the city of Pato Branco - PR. To reach the proposed objective, a field survey was carried out with a quantitative and descriptive approach. In that questionnaires were adapted from the study of Lemos (2017), for the academics and professors of three institutions of higher education of Pato Branco and also for the professionals of the city, where there were 136 answers. It was concluded that the theme "Creative Accounting", although complex, presents a need for a more in-depth study on the subject, due to the accounting scandals that happened recently in Brazil. Finally, it was evidenced that the respondents do not present a consensus on the proposed theme, which helps to justify the fact that there is no correct definition that characterizes the use of creative accounting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14227
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