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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Leonardo José
dc.creatorGomes, Tiago da Silva
dc.date.accessioned2020-11-17T11:51:28Z-
dc.date.available2020-11-17T11:51:28Z-
dc.date.issued2018-10-24
dc.identifier.citationMOREIRA, Leonardo José; GOMES, Tiago da Silva. Determinantes do desempenho acadêmico do estudante trabalhador e do trabalhador estudante. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14226-
dc.description.abstractThe necessity of working while the person is a student occurs for several reasons, among them the lack of income to continue studying, in order to satisfy this necessity, many times the student can deviate from the commitment to the studies. The present work had as objective to verify the variables related to work that have impact on the academic performance of the Accountancy Science and Administration Course at the Technological Federal University of Parana College Pato Branco. This work is methodologically classified as survey. Data were collected through questionnaires with close-ended questions, which were analyzed quantitatively. 120 valid questionnaires were obtained, and after the validation of the questionnaires the Cronbach’s Alpha test was applied to verify the internal reliability of the questionnaire, of which only 2 of the 6 analyzed constructs presented reliability of analysis. From that, 8 correlations were analyzed and the main results were: (i) that gender has influence over the academic performance, women presented higher academic performance, this result was partially corroborated by the existing literature, existing in other surveys, similar and divergent results. And (ii) the number of times the student failed has influence on the academic performance, regarding to this variable, the more failures the student has, the worst his/her academic performance, this result corroborated with the preceding analyzed study. It can be concluded based on the results of the research that variables connected to work and income, when applied to the selected sample, has no statistical significance on academic performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesempenho - Análisept_BR
dc.subjectTrabalhadores-estudantespt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPerformance - Analysispt_BR
dc.subjectStudents, Part-timept_BR
dc.subjectStudents - Rating ofpt_BR
dc.titleDeterminantes do desempenho acadêmico do estudante trabalhador e do trabalhador estudantept_BR
dc.title.alternativeDeterminants of the academic performance of the working student and the student workerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA necessidade de trabalhar enquanto estuda surge por vários motivos, entre eles, a falta de renda para manter-se nos estudos, dessa forma, muitas vezes o aluno diminui sua dedicação nas atividades acadêmicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar quais as variáveis relacionadas ao trabalho que impactam no desempenho acadêmico nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco. Este trabalho se enquadra metodologicamente como survey. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões fechadas, as quais foram analisadas de forma quantitativa. Obteve-se 120 questionários válidos e após a validação, foi aplicado o teste de Alfa de Cronbach para verificar a confiabilidade interna do questionário, no qual constatou-se que apenas 2 dos 6 constructos analisados apresentaram confiabilidade de análise. Foram analisadas 8 variáveis das quais os principais resultados foram: (i) que o gênero possui influência no desempenho acadêmico, sendo o sexo feminino o gênero com maior rendimento, esse resultado quando comparado com a literatura existente foi parcialmente corroborado, existindo em outras pesquisas, resultados semelhantes e resultados divergentes; (ii) a quantidade de vezes em que o aluno reprovou também possui influência no desempenho acadêmico, no que tange essa variável quanto mais reprovações o aluno tem, pior seu rendimento acadêmico, esse resultado corroborou com o estudo precedente analisado. Pode-se concluir com base nos resultados da pesquisa que, ao contrário do que se esperava as variáveis ligadas ao trabalho abordadas neste estudo, quando relacionadas a amostra selecionada não possuem significância estatística sobre o desempenho acadêmico.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.referee1Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.referee2Casagrande, Luiz Fernandes
dc.contributor.referee3Silva, Nézio José da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
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