Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Forgiarini, Aline Vanessa | |
dc.creator | Zago, Leomar Inacio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T11:51:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-17T11:51:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-24 | |
dc.identifier.citation | FORGIARINI, Aline Vanessa; ZAGO, Leomar Inacio. Análise fatorial da satisfação no trabalho dos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do estado do Paraná. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14216 | - |
dc.description.abstract | This research was carried out with an exploratory analysis with the professors of the undergraduate courses in Accounting Sciences that work in the State of Paraná to identify the main factors that affect the level of satisfaction in the performance of the profession. For that, an exploratory-descriptive research, of the type survey and with quantitative approach was carried out. The data were collected through questionnaires, sent to all course coordinators of the educational institutions that offered the Graduation in Accounting Sciences in the year 2018. After the validation of the questionnaires of 57 respondents, it was applied to the exploratory factorial analysis with the results of 23 variables available in the questionnaire applied. In the results of the analysis, it was verified that only 11 of the 23 variables were significant, which were grouped and resulted in four factors that explain the main factors that affect teacher satisfaction: (i) Remuneration / Recognition; (ii) Relationship at work; (iii) Relationship with students and (iv) Motivation for work. It was also possible to identify that the satisfaction of the professionals investigated is significantly influenced by the factor related to remuneration and recognition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial | pt_BR |
dc.subject | Professores - Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Job satisfaction | pt_BR |
dc.subject | Factor analysis | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Job satisfaction | pt_BR |
dc.subject | College teachers | pt_BR |
dc.title | Análise fatorial da satisfação no trabalho dos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do estado do Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Factorial analysis of satisaction in the work of teachers of gradulation courses in Accounting Sciences of the state of Paraná | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscou-se com esta pesquisa realizar uma análise exploratória com os professores dos cursos de graduação de Ciências Contábeis que atuam no Estado do Paraná para identificar os principais fatores que impactam no nível de satisfação no desempenho da profissão. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, do tipo survey e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, enviados a todos os coordenadores de curso das instituições de ensino que ofertaram a Graduação em Ciências Contábeis no ano de 2018. Após a validação dos questionários de 57 respondentes, foi aplicada à análise fatorial exploratória com os resultados de 23 variáveis disponíveis no questionário aplicado. Nos resultados da análise verificou-se que apenas 11 das 23 variáveis eram significativas, as quais foram agrupadas e resultou em quatro fatores que explicam os principais fatores que impactam na satisfação docente, sendo estes: (i) Remuneração/Reconhecimento; (ii) Relacionamento no trabalho; (iii) Relacionamento com os discentes e (iv) Motivação para o trabalho. Também foi possível identificar que a satisfação dos profissionais investigados é significativamente influenciada pelo fator relacionado á remuneração e ao reconhecimento. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Casagrande, Luiz Fernande | |
dc.contributor.referee1 | Casagrande, Luiz Fernande | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Nézio José da | |
dc.contributor.referee3 | Bortoluzzi, Sandro César | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COCTB_2018_2_03.pdf | 981,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.